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Autor(es): Sanches, Mônica Bordim
Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves
Título: A física moderna e contemporânea no ensino médio : qual sua presença em sala de aula?
Banca: André Koch Torres Assis - UNICAMP
Banca: Polonia Altoé Fusinato - UEM
Palavras-chave: Física moderna e contemporânea;Ensino médio;Qualidade do ensino;Física.
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O problema abordado nesse trabalho refere-se à situação em que se encontra o ensino de Física no nível médio envolvendo a Física Moderna e Contemporânea (FMC). Com esse objetivo, verificamos junto a professores, alunos e livros didáticos, qual a presença da FMC em sala de aula. Essas três instâncias, professores, alunos e material didático são peças-chaves para a compreensão da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos conhecer os processos que envolvem a construção do conhecimento e que acabam por desaguar numa busca importante, que é a da renovação curricular da Física no Ensino Médio. Para atingir esses objetivos, analisamos doze livros didáticos usados pelos professores da rede pública de ensino, a fim de verificar como a FMC é abordada nesses livros. Para conhecer as idéias que os alunos e professores trazem sobre esse tema foram utilizados dois questionários: um para os professores e outro para os alunos a respeito de diferentes tópicos que compõem essa complexa temática. Os dados foram analisados a partir de técnicas de Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, concluímos que existe uma tentativa de inserção da FMC no Ensino Médio por parte dos livros didáticos, mas a abordagem que encontramos nos livros analisados ainda é muito inadequada. Quanto aos professores, verificamos que, apesar de não estarem preparados para abordar FMC em sala de aula e listarem uma série de dificuldades para essa renovação curricular, concordam que o currículo de Física precisa passar por uma revisão inserindo nele tópicos novos. Por meio do questionário respondido pelos alunos, conseguimos confirmar, mais uma vez, a hipótese de que o ensino não está estimulando a curiosidade e a capacidade cognitiva do aluno; ao contrário, provoca o distanciamento dos estudantes em relação aos conteúdos abordados pela Física. Além disso, os alunos freqüentemente apresentam quadros conceituais confusos sobre temas de Física Moderna e Contemporânea. Concluímos, pois, que o modo como o ensino vem sendo conduzido, com livros didáticos voltados para uma formulização/matematização padrão excessivo, excluindo fenômenos e conceitos, somado a uma carga horária reduzida e à formação deficiente dos professores, o ensino de Física continuará a desempenhar um papel pouco significativo na formação do aluno, excluindo essa disciplina de uma cognição mais ampla e de uma concepção de mundo que inclua sua cotidianidade.
Abstract: The issue discussed in this essay deals with the teaching of Physics, with special regard to Modern and Contemporary Physics (MCF) at the upper high school. Its actuality in the classroom has been verified in the context of teachers, students and textbooks which are extremely important for the understanding of the complexity of the teaching-learning process. In fact, the processes that involve the construction processes of knowledge, which lead towards the curricular updating of Physics in the upper high school, are revealed. Twelve textbooks used by teachers of the government public schools have been analyzed so that the manner MCF is being approached in the books may be debated. Two questionnaires, for students and teachers respectively, on the different topics that make up this complex theme have also been applied so that the students' and teachers' ideas on the subject may be known. Data have been analyzed by Content Analysis techniques. Results show that textbooks reveal that there has been an MCF insertion within the upper high school even though their approach is highly inadequate. Further, although they are unprepared to deal with MCF in the classroom and although they have listed a number of issues in the context of curricular updating, teachers agree that the Physics curriculum should be thoroughly revised and new topics inserted. The students' questionnaires confirmed once more the hypothesis that teaching fails to stimulate the curiosity and the cognitive capacity of the student. In fact, it is the cause of their distancing from the contents dealt with in Physics. They also present ambiguous concepts on MCF themes. It may be concluded that the manner the teaching of Physics is dealt with, or rather, Physics textbooks with an excessive insistence on formulas and mathematics coupled to an exclusion of phenomena and concepts, reduced hour load and deficient teachers' training, its role will continue to be low key in students' training. In fact, a wider cognition of the discipline and a world view which includes daily issues will remain utterly excluded.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4510
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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