Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRui Marcos de Oliveira Barrospt_BR
dc.contributor.authorCunha, Aldrin Cleyde dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:49Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:49Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4511-
dc.description.abstractThis research investigated what are the social representations that the Tutor of Distance Education has for the teaching of geometry in the Normal Course at Maringá State University. The hypothesis is that the Social Representation of the Tutor has in relation to the subject and geometry may influence their behavior, their actions and consequently the process of teaching and learning. The research was carried out with 20 mathematics tutors from Maringá State University, the poles of Cianorte, Cidade Gaucha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, from December 2008 to March 2009, after the end of the mathematics module. We applied na interview questionnaire for data collection. The answers were qualitatively and quantitatively analyzed using the methodology of the Collective Subject Discourse and the software qualiquantiSoft, 1º edition, 2004. the survey results indicate several point about what are the social representations that the Distance Education Course tutor has in the field of Geometry and the analysis of these representations indicate important facts to be considered.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectGeometry teaching Tutor and social representationen
dc.subjectBrazil.en
dc.title"Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Eliane Sebeika Rapchan - UEM
dc.contributor.referee2Fernando Lefevre - USP
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa investigou quais são as Representações Sociais que o tutor de Ensino a Distância tem em relação ao ensino de geometria na disciplina de Matemática no Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Maringá. A hipótese é que a Representação Social que o tutor tem em relação à disciplina de Matemática e ao conteúdo de geometria pode influenciar o seu comportamento, as suas ações e conseqüentemente o processo de ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 20 tutores do módulo de matemática do Curso Normal Superior de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá, nos pólos de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, no período de dezembro de 2008 a março de 2009, logo após o término do módulo de matemática. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionário de entrevista aos tutores do EAD. Na seqüência as perguntas foram analisadas qualitativas e quantitativamente utilizando se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e por meio do software qualiquantiSoft, 1ª versão, de 2004. Os resultados da pesquisa apontam para vários pontos sobre quais são as Representações Sociais que tem o tutor de Educação a Distância do curso Normal Superior sobre o ensino de geometria e a analise dessas representações indicam fatores importantes a serem considerados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical102 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180955.pdf928,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.