Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4516
Autor(es): Gardelli, Daniel
Orientador: Marcos Cesar Danhoni Neves
Título: Experimento de Ørsted : subsídios para umaabordagem histórica do assunto no ensino médio
Banca: Josie Agatha Parrilha da Silva - UEPG
Banca: André Koch Torres de Assis - UNICAMP
Banca: João José Caluzi - UNESP
Banca: Polonia Altoé Fusinato - UEM
Palavras-chave: Experimento de Ørsted;Interação Eletromagnética;Corrente de Ampère;História da Ciência;Ensino de Física;Brasil.;Ørsted s Experiment;Electromagnetic Interaction;Ampère s Current;History of Science;Physics Teaching;Brasil.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Neste trabalho apresentamos alguns aspectos do contexto histórico em que se deu a observação da interação entre a agulha imantada de uma bússola e um fio com corrente elétrica. Também fizemos uma análise das interpretações dadas a este fenômeno por Hans Christian Ørsted (1777-1851), André-Marie Ampère (1775-1836), Michael Faraday (1791- 1867) e Jean-Baptiste Biot (1774-1862) em parceria com Félix Savart (1791-1841), procurando enfatizar os conceitos que estes cientistas consideravam como fundamentais. Após este estudo histórico, fizemos uma análise crítica de como os livros didáticos abordam as primeiras idéias associadas com a origem do eletromagnetismo, e em particular como é ensinado o "experimento de Ørsted". Finalmente sugerimos uma nova maneira de abordar o assunto de modo a levar em consideração as informações trazidas por nosso estudo histórico. Em anexo, apresentamos uma tradução inédita do primeiro artigo sobre eletromagnetismo escrito por Faraday intitulado Historical Sketch of Electro-magnetism.
Abstract: In this work we present some aspects of the historical context in which the remark was made of the interaction between the magnetic needle of a compass and a wire with electric current. We also performed an analysis of the interpretations given to this phenomenon by Hans Christian Ørsted (1777-1851), André-Marie Ampère (1775-1836), Michael Faraday (1791-1867) and Jean-Baptiste Biot (1774-1862) in partnership with Félix Savart (1791- 1841), trying to emphasize the concepts that these scientists regarded as fundamental. After this historical study, we made a critical analysis of how textbooks discuss the first ideas associated with the origin of electromagnetism, and in particular how "Ørsted's Experiment" is taught. Finally we suggest a new way to approach the subject so as to take into account the information brought by our historical study. We present, enclosed, the first complete translation to Portuguese of the first paper on electromagnetism written by Faraday entitled Historical Sketch of Electro-magnetism.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4516
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000215169.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.