Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarcos Cesar Danhoni Nevespt_BR
dc.contributor.authorMazia, Carlos Noelpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:22:50Z-
dc.date.available2018-04-23T19:22:50Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4517-
dc.description.abstractCurrent investigation analyzes the perception that a group of teachers has on the use of History of Science in the teaching of Physics in basic education. A diagnostic description is provided of the school's response to the challenges posed in its relationship with society and ambiguous manner it faces them. Discussions ensues on the need that teachers have to acquire adequate concepts of nature of Science for an efficient work in scientific literacy, with special emphasis on the use of the History of Science in this task. Versions of the History of the History of Science that foreground ambiguous views on scientific work and on the respective caution in didactic transposition are analyzed. Further, U. S. projects on the teaching of Physics are discussed, 'contrary' to the adoption of the History of Science, and on the contents of the History of Science in education were analyzed, following the methodological framework of Husserl's phenomenology. The convergence of these discourses did not suggest any resistance with regard to the use of the History of Science, except a lack of perspectives that could be viewed through the open windows of their daily experience in school.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAlfabetização científica.pt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectPhysicalen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectScientific literacy.en
dc.titleO uso da história da ciência no ensino de física : o que pensam os professores?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Josie Agatha Parrilha da Silva - UEPG-
dc.contributor.referee2Luiz Roberto Evangelista - UEM-
dc.contributor.referee3Polônia Altoé Fusinato - UEM-
dc.description.resumoNo presente estudo, objetivamos visibilizar a percepção que um grupo de professores tem acerca da utilização da Historia da Ciência no ensino de Física na Educação Básica. Para tanto, realizarmos uma descrição diagnostica da resposta da escola aos desafios postos em sua relação com a sociedade e da equivocada forma de enfrentá-los. Discorrermos também sobre a necessidade de o professor possuir concepções adequadas sobre a natureza da ciência para um eficiente trabalho voltado a alfabetização cientifica, enfatizando o uso da Historia da Ciência nessa tarefa. Analisamos as versões da Historia da Ciência que fortalecem as visões equivocadas do trabalho cientifico e os respectivos cuidados na transposição didática. Resenharmos dois projetos americanos de ensino de Física - "antagônicos" quanto a adoção da historia da ciência - e dos conteúdos de historia da ciência nos livros didáticos e analisamos os discursos de quatro professores relativos a Historia da Ciência no ensino de acordo com o referencial metodológico da fenomenologia de Husserl. As convergências desses discursos não apontaram para nenhuma resistência quanto ao uso da Historia da Ciência, mas para a falta de horizontes que poderiam ser visualizados por meio de janelas abertas no viver do dia-a dia na lide escolarpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical138 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000216968.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.