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Autor(es): Lovis, Karla Aparecida
Orientador: Valdeni Soliani Franco
Título: As concepções de geometrias de um grupo de professores de matemática da educação básica
Banca: Miriam Godoy Penteado - UNESP
Banca: Carlos Roberto Vianna - UFPR
Banca: Luzia Marta Bellini - UEM
Banca: Clélia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Palavras-chave: Geometria Euclidiana;Geometria não Euclidiana;Formação de professores;Paraná;Brasil.;Euclidean geometry;Euclidean geometry does not;Teacher training;Paraná;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de vinte e sete professores de Matemática sobre a Geometria Euclidiana e as Geometrias não Euclidianas. Em outras palavras, procurou-se analisar as concepções dos professores sobre o assunto e, por extensão, os conhecimentos, as opiniões, as preferências e as ideias que eles apresentam a respeito das Geometrias. Primeiramente, o estudo foi subsidiado por autores como Ponte (1992), Thompson (1992; 1997), Cury (1994), Guimarães (1988; 2003), Dewey (1953), entre outros. Num segundo momento, a escolha dos participantes realizou-se por meio de um questionário, e a coleta dos dados adveio de uma entrevista semiestruturada, além de trinta e seis cartões com conceitos, resultados e palavras relacionadas às Geometrias. Os entrevistados atuam em escolas públicas do Estado do Paraná - cada um segundo o Núcleo Regional de Educação no qual está lotado. Durante a pesquisa, investigou-se as concepções que os professores apresentam sobre a construção do conhecimento geométrico, da Geometria Euclidiana, das Geometrias não Euclidianas e da importância a elas atribuídas. Quanto ao primeiro fator, os professores destacaram quatro momentos que consideram importantes: antes da graduação, na graduação, na pós-graduação e no decorrer dos anos que estão atuando em sala de aula. O segundo quesito, por sua vez, demonstrou que a maioria dos professores concebe a Geometria Euclidiana como entes geométricos da Geometria Plana e/ou Espacial, tais como ponto, reta, plano, figuras e sólidos geométricos. Quanto ao terceiro fator, ou seja, às concepções sobre as Geometrias não Euclidianas, a maioria dos professores apresentam algumas ideias e opiniões sobre o assunto. Observou-se também que o estudo das Geometrias não Euclidianas ainda não quebrou/instaurou novas concepções uma vez que somente oito professores apresentam concepções fundamentadas nos conceitos e resultados dessas Geometrias. Sobre a importância das Geometrias, os professores destacaram a sua aplicabilidade em situações cotidianas. As concepções tanto a respeito da Geometria Euclidiana quanto das não Euclidianas, são, em geral, ancoradas nas ideias, opiniões e preferências dos professores.
Abstract: The ideas on Euclidian and non-Euclidian Geometry of twenty-seven teachers of Mathematics are analyzed. Further, the knowledge, opinions, preferences and notions they have on these types of Geometries are provided. Analysis was foregrounded by studies on Ponte (1992), Thompson (1992; 1997), Cury (1994), Guimarães (1988; 2003), Dewey (1953) and others. Selection of participants was undertaken by questionnaires and data were collected through semi-structured interviews plus 36 charts filled with the Geometry-related concepts, results and terms. Interviewed teachers work in government schools of the state of Paraná, Brazil, each of whom belonged to a different Regional Nucleus of Education. Research investigated the concepts that teachers have on the construction of geometric knowledge, Euclidian geometry, non-Euclidian geometries and their importance. With regard to the first item, the teachers underscored four relevant moments: before, at and after graduation and during the teaching years. The second item showed that most teachers think that Euclidian geometry is made up of the geometrical beings from Plane or Spatial geometry, such as point, straight line, plane, figure and solids. Notions and opinions on non-Euclidian geometries were presented by many teachers. However, the study of non-Euclidian geometries did not provide or restore new concepts since only eight teachers had deeper ideas on the subject. The teacher emphasized the applicability of geometry in people´s daily life. However, as a rule, knowledge, ideas and opinions of teachers with regard to Euclidian and non-Euclidian Geometry are highly limited and shallow.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4523
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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