Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRegina Maria Pavanellopt_BR
dc.contributor.authorD'Antonio, Sandra Reginapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:38:02Z-
dc.date.available2018-04-23T19:38:02Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4524-
dc.description.abstractThis work presents a diagnosis on the pedagogical disciplines offered in the Mathematics licentiate degree course of the State University of Maringa. The research adopts the discourse analysis methodology through the observation of the lectures on Pedagogical Theory and Practice; Supervised training and regency disciplines carried out by future teachers of Mathematics. The objective was to check what are the contributions of the licenciate course, especially in terms of pedagogical disciplines, in the construction of teacher's knowledge and the development of more communicative and reflective practice in the classroom. We intended also to verify the influence of the trainer teacher's discourse on the future teacher's pedagogical actions, given that the construction of knowledge is strongly based in practices that enable the students to manifest their thinking and ideas, and compare, negotiate and change their representations, conceptions and beliefs. A total of 64 lessons of four teachers were attended from June 2010 to November 2011. Two of these teachers have strong formation (post-graduation) in pure mathematics while the two others have post-graduation in Education for Science and Mathematics, with regular work in this area. For the future teachers, they are students from the 2nd, 3rd and 4th year of the Licentiate degree course. The analysis of data collected in transcriptions on audio recorded lectures and notes taken during it, as well as interviews and questionnaires showed that despite the significant increase of subjects of a theoretical practical emphasis on the theoretical aspects and the predominance of formal disciplines whose beliefs fall on the concept that a good mathematical knowledge is sufficient to form a good teacher seems to prevail among many of the teachers who teach disciplines for licensure.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSaberes e competênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectKnowledge and skillsen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectKnowledge teachersen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectMaringaen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleComunicação de saberes docentes : uma reflexão sobre o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino - UEL
dc.contributor.referee2Adriano Rodrigues Ruiz - UNOESTE
dc.contributor.referee3Luiza Marta Bellini - UEM
dc.contributor.referee4Ourides Santin Filho - UEM
dc.description.resumoO presente trabalho realiza um diagnóstico a respeito das disciplinas pedagógicas ofertadas no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa, sob a forma de análise de discurso e práticas pedagógicas, foi desenvolvida mediante a observação das aulas de Teoria e Prática Pedagógica; Estágio Supervisionado e regências efetivadas pelos futuros docentes do curso de Licenciatura da Universidade Estadual de Maringá ? UEM, com vistas a verificar qual tem sido a contribuição do curso de licenciatura em Matemática, especialmente no que tange as disciplinas de caráter pedagógico, no processo de construção dos saberes docentes e no desenvolvimento de práticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula, bem como a influência do discurso dos professores formadores na prática dos futuros professores, tendo em vista que a construção do conhecimento apóia-se de maneira primordial no uso de práticas que possibilitem aos discentes tornar públicos seus pensamentos, suas idéias, bem como comparar, negociar e modificar suas representações, concepções e crenças. Para alcançar os objetivos almejados, foram observadas no período de junho de 2010 a novembro de 2011 um total de 64 aulas (incluindo as regências). A análise descrita faz referência às aulas de quatro professores, sendo dois deles (professores (A) e (B)), efetivos do departamento de Matemática, cuja formação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) é na área de Matemática e, os outros dois, (professores (C) e (D)), professores colaboradores do departamento de Matemática, com mestrado na área de Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, que atuam na área da Educação Matemática, ministrando disciplinas voltadas para o ensino dessa disciplina. Quanto aos demais participantes, estes são alunos do 2º, 3º e 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá. A leitura dos dados coletados nas transcrições das aulas gravadas em áudio, bem como as anotações feitas durante as observações; entrevista e questionários mostraram que apesar do aumento significativo de disciplinas de caráter teórico prático, a ênfase nos aspectos teóricos e a predominância de disciplinas formais cujas crenças recaem na concepção de que um bom conhecimento matemático é suficiente para formar um bom professor parece prevalecer entre boa parte dos professores que lecionam disciplinas para a licenciatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical202 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000206437.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.