Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDulcinéia Ester Pagani Gianottopt_BR
dc.contributor.authorFrederico, Fernando Temporinipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:38:03Z-
dc.date.available2018-04-23T19:38:03Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4526-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the possibilities and challenges of using images in science of physical and its possible contributions to the teaching and learning processes of wave and optics-related concepts. Therefore, developed a qualitative research, in which data collection occurred during all actions related to the research, consisting of questionnaires, speeches transcribed interviews and documents, involving 27 students of 2nd year of high school to a public school of Paraná State network. With the said subject was developed a teaching sequence during a quarter, addressing curricular content of the discipline of Physics (wave and optical) so, with that, contextualized make teaching such concepts more meaningful. The experience is based on the theoretical guidelines of the study of images, relying on authors like Aumont (1995), Joly (1996), Santaella (2012), Costa (2005), Rossi (2009) and Oliveira et al. (2014).The analysis and discussion of data, was based also on authors that discuss the memory and cognitive functions, such as Fonseca (2013), Lieury (2001), Meyer (2002), Nunes (2014), Coll et al. (2010). In addition, the main theoretical contribution of this study is structured on DCT-Dual Coding theory advocated by Paivio (2014), which presents and discusses the main foundations and aspects able to explain the contributions of images in processes that involve teaching and learning. Identified, so that the action of using images to teach concepts of physics, if configured as a methodological form able to make science teaching more dynamic and differentiated. For such actions, it required the use of technological resources available in the public school of Paraná, such as TV pendrive, datashow, computer, internet, and in particular, digital whiteboard, among others, shaping up as resources essential to the implementation and development of actions inherent in teaching sequence.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTeoria da dupla codificaçãopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectImageryen
dc.subjectDual Coding Theoryen
dc.subjectScience Teachingen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleContribuições das imagens para o ensino de física numa perspectiva da teoria da dupla codificação : desafios, possibilidades e discussõespt_BR
dc.title.alternativeContributions of images to the physics teaching in the perspective of dual coding theory: challenges, possibilities and discussions.en
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ivan Marcelo Laczkowski - UTFPR
dc.contributor.referee2Marcelo Maia Cirino - UEL
dc.contributor.referee3Michel Corci Batista - UTFPR
dc.contributor.referee4Ana Tyomi Obara - UEM
dc.description.resumoEsse estudo objetivou verificar as possibilidades e desafios da utilização de imagens no ensino de física e suas possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados à ondulatória e estudo da luz. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu durante todas as ações inerentes à pesquisa, constituída de questionários, falas transcritas de entrevistas e documentos, envolvendo 27 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual paranaense. Com os referidos sujeitos, foi desenvolvida uma sequência didática, durante um bimestre escolar, abordando, de forma contextualizada, conteúdos curriculares da disciplina de física (ondulatória e luz), cujo objetivo foi tornar o ensino de tais conceitos mais significativo. A experiência fundamentou-se nas diretrizes teóricas do estudo das imagens, apoiando-se em autores, como, Aumont (1995), Joly (1996), Santaella (2012), Costa (2005), Rossi (2009) e Oliveira et al. (2014). A análise e discussão de dados basearam-se também em autores que abordam a memória e as funções cognitivas, como, Fonseca (2013), Lieury (2001), Meyer (2002), Nunes (2014), Coll e colaboradores (2010). Além disso, o principal aporte teórico deste estudo se estruturou na TDC - Teoria da Dupla Codificação, defendida por Paivio (2014), que apresenta e discute os principais fundamentos e aspectos capazes de explicar as contribuições de imagens em processos que envolvem o ensino e a aprendizagem. Constatou-se que a ação de se utilizar imagens para ensinar conceitos de física se configurou como uma forma metodológica capaz de tornar o ensino de física mais dinâmico e diferenciado. Para tais ações, foi necessária a utilização de recursos tecnológicos disponíveis na escola pública paranaense, tais como, a TV pendrive, datashow, computador, internet e principalmente a lousa digital, entre outros, recursos estes que foram essenciais à implementação e ao desenvolvimento de ações que integraram a sequência didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical184 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223405.pdf5,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.