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Autor(es): Pereira, Ricardo Francisco
Orientador: Polônia Altoé Fusinato
Título: Formação inicial de professores: o percurso de alunos de estágio supervisionado em Física da UEM, envolvendo a proposta da prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias
Banca: Anair Altoé - UEM
Banca: Mauro Luciano Baesso - UEM
Banca: Dulcinéia Ester Pagani Gianotto - UEM
Banca: Maria Júlia Corazza - UEM
Palavras-chave: Professor de Física - Formação;Física - Perfil do professor;Estágio supervisionado - Física
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A presente pesquisa analisa o percurso de licenciandos de Física ao cursarem a disciplina Estágio Supervisionado em Física II, da Universidade Estadual de Maringá, no segundo semestre do ano de 2012. Propuseram-se atividades envolvendo a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando a formação de um professor cujo perfil seja dinâmico, interativo, participativo, reflexivo e lúdico. A pesquisa caracteriza-se como Pesquisa Qualitativa porque procura responder questões particulares da realidade investigada e estruturada com base na pesquisa-ação, preocupada com o diagnóstico do problema em um determinado contexto específico. Utilizando a classificação de Franco (2005), está pesquisa se encaixa como pesquisa-ação estratégica porque a proposta de transformação da realidade investigada foi planejada previamente sem a participação dos sujeitos da pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário investigativo do perfil dos licenciandos e de um memorial pessoal entregue no final da disciplina. No memorial cada participante refletiu sobre as atividades propostas por esta pesquisa como uma das avaliações. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi o método fenomenológico, cujo princípio é alcançar a essência das reflexões dos pesquisados. As análises e reflexões dos resultados mostraram que os licenciandos evoluíram na direção do perfil de professor que queremos formar. Verificou-se uma evolução gradativa dos licenciandos e um amadurecimento de um futuro professor de Física ao assumir uma postura mais participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas. Tiveram contato e aprenderam a utilizar variados recursos e metodologias de ensino buscando compreender que a formação inicial não é o estágio final da formação de um professor, mas somente o início e que é necessário uma busca permanente do aperfeiçoamento profissional. As atividades propostas nesta pesquisa alcançaram resultados que mostram uma significativa contribuição como recurso de ensino na formação de um professor reflexivo, dinâmico e interativo. Podemos então afirmar que nossa proposta é viável e que é possível promover uma formação inicial com princípios mais adequados às qualidades exigidas atualmente para os professores de Física.
Abstract: This research analyzes the route of the undergraduate physics coursing discipline Supervised Training II in Physics, Universidade Estadual de Maringá, in the second half of the year 2012. It was proposed activities involving reflective practice, and the playful use of technologies for the formation of a teacher whose profile is dynamic, interactive, participatory, reflective and playful. The research is characterized as qualitative research because it seeks to answer particular questions of reality investigated and structured based on action research, concerned with the diagnosis of the problem in a particular context. Using the classification of Franco (2005), is research fits like action research proposal because the strategic transformation of reality has been investigated previously planned without the participation of the subjects. The data were collected through a questionnaire investigative profile of student teachers and a personal memorial delivered at the end of the course. At the memorial each participant reflected on the activities proposed by this research as one of the reviews. The methodology used in the analysis of the memorials was the phenomenological method, whose principle is to achieve the essence of the reflections of those surveyed. The analyzes and reflections of the results showed that the licensees have evolved in the direction of the teacher profile form we want. There was a gradual evolution of undergraduates and a maturing of a future teacher of Physics to take a more participatory, reflective and interactive during activities. Contact and had learned to use various resources and teaching methodologies in order to understand that the initial training is not the final stage of the formation of a teacher, but only the beginning and that you need a continuous search for improvement professional. The activities proposed in this study achieved results that show a significant contribution as a teaching resource in the formation of a reflective teacher, dynamic and interactive. Then we can say that our proposal is feasible and that it is possible to promote an initial training principles best suited to the qualities required today for physics teachers.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4537
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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