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Autor(es): Silva, Mônica Bordim Sanches da
Orientador: Valdeni Soliani Franco
Título: O curso de Licenciatura em Física a Distância na Universidade Estadual de Maringá : trilhando um caminho para as melhorias a partir do discurso dos alunos, tutores e professores
Banca: Gláucia da Silva Brito - UFPR
Banca: Maria Luisa Furlan Costa - UEM
Banca: Rênio dos Santos Mendes - UEM
Banca: Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Palavras-chave: Licenciatura em Física;Educação à distância(EAD);Educação presencial;Maringá;Paraná;Brasil.;Degree in Physics;Distance learning (ODL);Face education;Maringá;Paraná;Brazil.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Pesquisas têm indicado diversos problemas relacionados ao Ensino de Física, tais como falta de professores licenciados em Física no Ensino Médio e alto número de evasão nos cursos da área. Com base nessa situação surgiu o interesse em fazer uma investigação junto com alunos, professores e tutores do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nas modalidades Educação a Distância e Educação Presencial, a fim de apresentar sugestões de melhorias ao curso de Física na modalidade EaD, uma vez que essa modalidade de ensino tem grande potencial para contribuir com os problemas na área Ensino de Física. Para tanto, realizaramos entrevistas com alunos, professores, tutores e monitores do curso. A análise e a discussão dos resultados foram feitas sob as técnicas de Análise do Discurso. Entre as conclusões, destaca-se que o perfil do aluno do curso a distância e o do curso presencial são bem diferentes. Poucos alunos do curso presencial têm intenção de dar aula no Ensino Médio enquanto a maioria dos alunos do curso a distância apresentaram essa pretensão. A pesquisa indicou que a evasão acontece no curso presencial porque muitos alunos ingressam sem o devido preparo, sem base do Ensino Médio e grande parte da evasão no curso a distância acontece porque muitos estudantes entraram no curso com a expectativa de que a cobrança seria menor. Enfim, a pesquisa mostrou que a diferença de comportamento e da visão entre os alunos com relação ao curso se justifica pelo fato de que o perfil dos alunos do curso presencial é diferente do dos alunos do curso a distância, essa é a questão principal das modalidades. Concluí-se que o problema do curso de Física a distância não é do sistema, mas do hábito dos envolvidos no curso, da falta de adaptação a modalidade e do perfil do aluno que indica que este dedica pouco tempo para o curso. A diferença que existe nos problemas apontados pelos entrevistados sobre a EaD se concentra muito mais nos envolvidos do que na modalidade e para que sejam resolvidos basta boa vontade, empenho e determinação de todos. O curso a distância, apesar da evasão e dos problemas que foram manifestados na pesquisa, tem potencial para formar bons profissionais, mas para isso é preciso que alguns problemas sejam corrigidos e que cada um, professor, aluno, tutor, departamentos envolvidos e Núcleo para o suporte técnico façam a sua parte.
Abstract: Several researches have shown problems related to the Teaching of Physics, such as lack of Physics professors in the high schools and a great number of drop-outs in the Physics course. These issues triggered an interest in conducting an investigation with students, professors and tutors from the undergraduate Physics Course at the State University of Maringá involving the presence and distance modes so that improvement proposal in the Distance Physics Course could be forwarded. In fact, the latter education mode features a huge potential to help solve problems in the teaching of Physics. Interviews with students, professors, supervisors and tutors enrolled in the course were conducted while analysis and discussion of results were assessed by Discourse Analysis techniques. Data enhanced the different profiles of students enrolled in the distance and presence courses. Few students of the latter intended to be teachers in high school whereas most students in the former course desired to do so. Research showed that although drop-out in the presence course occurred due to the lack of academic basis at high school, drop-out in the distance course was due to a rift in their expectations of a less strict course. Research showed that behavior and attitude difference among students was owing to the fact that the presence course students´ profile was different from that of the distance course, or rather, the main issue within the two modes. Consequently, problems with regard to the Distance Physics Course are not attributed to the system but to students´ habits, lack of adaptation to the educational mode and to their profile, with scanty dedication to studies. Problems on distance education mentioned by the interviewed lie more in the persons concerned than in the educational mode. Good will, effort and determination by all are required for their solution. In spite of drop-out and several other problems referred to in current research, distance educational courses are potentially well-equipped for the formation of good professionals. Needless to say, many issues have to be solved and each one involved, professors, students, tutors, department staff and the local Educational Center for technical support, must do their utmost for success.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4541
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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