Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOurides Santin Filhopt_BR
dc.contributor.authorSá, Marilde Beatriz Zorzipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:38:11Z-
dc.date.available2018-04-23T19:38:11Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4546-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the practices of teachers of Chemistry who have worked in the public schools of the city of Maringa after having participated in the Educational Development Program (EDP), a program with features geared towards continuing education of teachers and pedagogical issues. The corpus of data was formed of interviews with those teachers, follow-up reports drawn up by pre-service teachers of Chemistry course who performed the supervised teaching practice in the classes of the mentioned teachers and by the impressions of the researcher due to her experience with the researched. We gathered information about the professional performance of the teachers throughout their careers in basic education and we investigated their perception about possible changes in their practices after participating in the EDP and how they compare their practices in the classroom before and after being involved in that program. This qualitative investigative process made use of the Discursive Textual analysis as theoretical framework. From the interviews and reports emerged categories that make explicit the perceptions of the researched and pre-service teachers concerning the teaching practices. The results show that although the teachers have strong conviction that their practices have improved after the EDP course, the pre-services ' reports and the experience of the researcher indicate that most respondents continues to adopt outdated models of teaching, centered in transmissive practice, heavily dependent on textbook and with little or no attention to dialogical methods or consideration to students ' prior knowledge.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPDEpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectInitial trainingen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectPDEen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO Programa PDE paranaense e sua influência sobre as práticas de professores de químicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani - UNESP
dc.contributor.referee2Eliana Aparecida Silicz Bueno - UEL
dc.contributor.referee3Marcelo Maia Cirino - UEM
dc.contributor.referee4Valdeni Soliani Franco - UEM
dc.description.resumoEsse estudo teve por objetivo investigar as práticas de professores de Química que atuam na Rede Pública de Ensino da cidade de Maringá após terem participado do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), programa com características voltadas à formação continuada de professores e às questões pedagógicas. O corpus de dadosse constituiu de entrevistas com os mesmos, de relatórios de acompanhamento elaborados por alunos licenciandos do curso de química que realizam estágio supervisionado nas turmas dos referidos professores e nas impressões da pesquisadora decorrente de sua vivência com os pesquisados. Procuramos colher informações sobre a atuação profissional dos professores ao longo de suas carreiras na educação básica e investigar a percepção dos mesmos acerca de mudanças em suas práticas após a participação no PDE e como eles comparam suas práticas em sala de aula antes e depois da participação no referido programa. O processo investigativo foi de natureza qualitativa e adotamos como referencial a Análise Textual Discursiva. Das entrevistas e relatórios surgiram categorias que explicitam as percepções dos investigados e dos alunos estagiários quanto às práticas docentes. Os resultados mostram que, embora os docentes tenham forte convicção de que suas práticas melhoraram após o curso, os relatórios dos alunos e a vivência da pesquisadora indicam que a maioria dos pesquisados continua a adotar modelos ultrapassados de docência, centrados na prática transmissiva, fortemente dependente do livro didático e com pouca ou nenhuma atenção a métodos dialógicos ou consideração aos saberes prévios dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical155 [60] ppt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000213179.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.