Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuzia Marta Bellinipt_BR
dc.contributor.authorGomes, Luciano Carvalhaispt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:38:12Z-
dc.date.available2018-04-23T19:38:12Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4550-
dc.description.abstractThe aim of this research was to make a critical analysis of some Brazilian didactic books of physics, intended to secondary education and also to Higher education, to detect and describe the author's social representation about the heat concept. By means of the presentation of some reflections of the studies made on the alternative conceptions, we showed that the results of these researches were not satisfactory in the aimed conceptual change. Thus, in the case of the heat concept, we went beyond of a simple cataloging as correct or incorrect the representations of the authors of didactic books of physics. Our interest was to explain the mechanisms used by the social group to establish the representation that gives certain group identity and guides its action. Our theoretical preparation to the execution of the research consisted of a well-estabilished bibliographical revision in four pillars: Understanding how occurred the evolution of the physical concepts of energy and heat in the history of science; the reading texts of Social Representations based on the Moscovic theoretical perspective; the reading of texts on syntonized with the Rhetoric and Argument with the theoretical perspective that Chaïm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca presented in the "Treaty of the Argument - the new Rhetoric"; and the study and analysis of the research results on the heat concept. The results showed that there is a social representation of the didactic book of physics authors, intended to secondary education and also to Higher education, about the heat concept. The central core of this representation is constituted by the metaphor "Heat is a substance, a subtle fluid".en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectDidactic booken
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectRhetoricen
dc.subjectHeaten
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleRepresentação social dos autores dos livros didáticos de física sobre o conceito de calorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Alcina Maria Testa Braz da Silva - IFRJ
dc.contributor.referee2Jozimar Paes de Almeida - UEL
dc.contributor.referee3Luiz Roberto Evangelista - UEM
dc.contributor.referee4Ourides Santin Filho - UEM
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica dos livros didáticos de Física brasileiros, tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Superior, para detectar e descrever a representação social de seus autores sobre o conceito de calor. Por meio da apresentação de algumas reflexões dos estudos feitos sobre as Concepções alternativas, mostramos que os resultados dessas pesquisas não foram satisfatórios na mudança conceitual almejada. Assim, no caso do conceito de calor, fomos além da simples catalogação das representações dos autores dos livros didáticos de Física em certas ou erradas. O nosso interesse foi explicar os mecanismos utilizados pelo grupo social para estabelecer a representação que lhe dá certa identidade grupal e orienta suas ações. A nossa preparação teórica para a execução da pesquisa constou de uma revisão bibliográfica alicerçada em quatro pilares: o entendimento de como se deu a evolução dos conceitos físicos de energia e calor na história da ciência; a leitura de textos sobre Representações Sociais baseados na perspectiva teórica de Moscovici; a leitura de textos sobre Retórica e Argumentação sintonizados com a perspectiva teórica que Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca apresentam em o "Tratado da Argumentação - A nova Retórica"; e o estudo e a análise dos resultados das pesquisas sobre o conceito de calor. Os resultados mostraram que há uma representação social dos autores de livros didáticos de Física, tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Superior, sobre o conceito de calor. O núcleo central dessa representação é constituído pela metáfora "Calor é uma substância, um fluido sutil".pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical199 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000197984.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.