Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Maria Teresa Benevides Pereirapt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Janira Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:38:12Z-
dc.date.available2018-04-23T19:38:12Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4551-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the role of Adult Education in the transformation of everyday knowledge in scientific knowledge, using psychoeducational assessment in adult learners. For both, were evaluated psicopedagogicamente eleven adult students from three classes EJA from a school located in Maringá through the following instruments: anamnesis, Projective Tests Psychopedagogical (Pair Education, Family Education, Drawing Episodes), operational tests (change in criteria, class inclusion, intersection of classes, grading, length conservation, conservation of matter, conservation of fluid, conservation of discrete quantities, conservation area, conservation of weight, conservation of volume, combination and permutation) and Test School Performance - TDE. With the results we found that adults who did not attend school at the right age and whose cognitive structures were not built in childhood, either by lack of education, either by inadequate access opportunities situations enabling it to this construction, it is more difficult in the process of school learning in adult education. His thinking is grounded in immediate experience, pledging to raise hypotheses or abstract propositions such that, EJA need to provide learning situations in which the adult range scientific thinking through education aimed at meeting the characteristics of their students.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSaber cotidianopt_BR
dc.subjectSaber científicopt_BR
dc.subjectAvaliação diagnóstica psicopedagógica clínicapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectYouth and Adultsen
dc.subjectEveryday knowledgeen
dc.subjectScientific knowledgeen
dc.subjectClinical diagnostic psychoeducational evaluationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleSaber cotidiano X saber científico : um estudo com adultos alunos da educação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.title.alternativeKnow everyday x scientific knowledge: a study students with adult education youth and adults - EJA.en
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Rodrigues Ruiz - UNOESTE
dc.contributor.referee2Regina Maria Pavanello - UEM
dc.contributor.referee3Ricardo Tescarolo - PUC
dc.contributor.referee4Nerli Nonato Ribeiro Mori - UEM
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar o papel da Educação de Jovens e Adultos na transformação do saber cotidiano em saber científico, utilizando a avaliação psicopedagógica em alunos adultos. Para tanto, foram avaliados psicopedagogicamente onze alunos adultos de três turmas de EJA de uma escola localizada no município de Maringá por meio dos seguintes instrumentos: entrevista de anamnese, Provas Projetivas Psicopedagógicas (Par Educativo, Família Educativa, Desenho em Episódios), provas operatórias (mudança de critério, inclusão de classes, intersecção de classes, seriação, conservação de comprimento, conservação de matéria, conservação de líquido, conservação de quantidades discretas, conservação de superfície, conservação de peso, conservação de volume, combinação e permutação) e Teste de Desempenho Escolar - TDE. Com os resultados foi possível verificar que adultos que não frequentaram a escola na idade certa e cujas estruturas cognitivas não foram construídas na infância, quer seja pela não escolarização, quer seja por inadequadas oportunidades de acesso a situações que lhe permitissem essa construção, apresentam maior dificuldade no processo de aprendizagem escolar na EJA. Seu pensamento é pautado na experiência imediata, comprometendo o levantamento de hipóteses ou de proposições abstratas de tal forma que, a EJA precisa oferecer situações de aprendizagem em que o adulto alcance o pensamento científico por meio do ensino voltado ao atendimento das características de seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical315 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220504.pdf6,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.