Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4555
Autor(es): Oliveira, André Luis de
Orientador: Ana Tiyomi Obara
Título: Um estudo sobre a formação inicial e continuada de professores de ciências : o ensino por investigação na construção do profissional reflexivo
Título(s) alternativo(s): A study on initial and continuing education of science teachers: teaching by research in the building of a reflexive professional
Banca: Christiane Gioppo Marques da Cruz - FPR
Banca: Fernanda Aparecida Meghioratti - UNIOESTE
Banca: Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Banca: Maria Júlia Corazza - UEM
Palavras-chave: Ciência;Ensino;Professor reflexivo;Formação;Perfil do professor;Brasil.;Science teaching;Education of reflexive teachers;Programa institucional de bolsas de iniciação à docência;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A compreensão dos conceitos básicos de Ciências e a consciência das possíveis consequências que tal conhecimento produz requerem a formação de um profissional qualificado e comprometido com o processo educacional. O professor precisa ter a oportunidade de relacionar, ou melhor, conciliar a teoria e a prática para realizar um acompanhamento constante de seu trabalho em sala de aula, com metodologias que aproximem estudante, conteúdos conceituais da área e aspectos do cotidiano. Com esse intuito, nos propomos a investigar a formação inicial e continuada de professores de Ciências integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual no Estado do Paraná, valendo-nos dos fundamentos teórico-metodológicos do Ensino de Ciências por investigação e da formação de professores reflexivos. Para tanto, a constituição dos dados se deu por meio de aplicação de questionário inicial, discussões no grupo de estudos para implementação do ensino por investigação, análise dos planejamentos de ensino e relatos de experiência. As concepções e práticas acerca do ensino de Ciências por investigação analisadas neste estudo permitiram inferir que não é possível pensar uma educação efetiva dissociada da realidade social dos sujeitos da aprendizagem; nem é possível ignorar os profissionais responsáveis em orientar os estudantes para que consigam compreender os conceitos científicos. No contexto desta pesquisa, podemos afirmar que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem sido uma importante iniciativa para a formação de professores reflexivos. Diante dessas premissas, sugerimos uma nova orientação ao processo de formação de professores que, entre outros aspectos, integre a pesquisa e o ensino e caracterize outro perfil para esse profissional em seu campo de atuação, ou seja, de um professor reflexivo.
Abstract: The comprehension of basic concepts of Science and the conscience of the possible consequences such knowledge produces require the education of a qualified professional engaged with the educational process. The teacher needs to have the opportunity of conciliating theory and practice to perform a constant attendance to the work developed in the classroom, with methodologies appropriate to approximate the students, the area conceptual contents and aspects of everyday life. With such aim, we propose to investigate initial and continuing education of Science teachers participating in Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (Institutional Scholarship Program of Initiation to Teaching), of a Biological Sciences course in a State University in the State of Paraná, based on theoretical and methodological fundamentals of Science Teaching by research and education of reflexive teachers. Thereunto, the data were recorded by applying an initial questionnaire, discussions in the study group for the implementation of teaching by research, analysis of teaching plans and experience reports. The conceptions and practices on the Science teaching by research analyzed in this study allowed to infer that it is not possible to conceive an effective education dissociated of the subjects of learning social reality; neither it is possible to ignore the professionals responsible to guide the students into the comprehension of scientific concepts. In the context of this research, we can affirm that PIBID has been an important initiative for the education of reflexive teachers. In face of these assumptions, we suggest a new orientation in the process of teachers' education that, among other aspects, can integrate research and teaching, characterizing other profile for this professional in the acting field, that is a reflexive teacher.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4555
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000209438.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.