Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Maria Teresa Benevides Pereirapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Evelyn Rosanapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:38:13Z-
dc.date.available2018-04-23T19:38:13Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4558-
dc.description.abstractThe influence of the affective aspects in the failure and exclusion process of boys in Sixth Grade classes from the Brazilian government-run schooling system is analyzed. Educational statistics show that quittance and school failure of male students are proportionally higher than those of girls. The phenomenon may be seen in all class of Basic Education. Developing research at this level and year is based on students´ failure history during the schooling period. Few and very recent studies are extant on the theme in Brazil since the issue has aggravated during the last decades. Their causes must be investigated. One hypothesis deals with the affective and gender issues that raise the indexes since, as a rule, the educational system discards this factor as non-relevant for teaching and learning. In fact, it concerning restricting emotions in the classroom although many researchers emphasize that purely intellectual activities do not exist. Current analysis examines data on class failure and school quittance in three government-run schools in the state of Paraná, Brazil, between 2007 and 2012, and analyzes their consequences on the students´ school experience. Data were retrieved from school charts and by interviews with approximately 10% of students (N=37) and with teachers, pedagogues and principals that worked in the schools under analysis (N=26). The empirical, transversal, ex post facto, qualitative research method was employed within the interpretation paradigm and within the case-study mode by content analysis proposed by Lawrence Bardin, coupled to document analysis. The difference in schooling success between the genders is approximately 20%, pending towards females, even though this fact is not taken as relevant by the schools. From the students´ point of view, schooling success or failure of males may be explained by (in)discipline during lessons.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGênero masculinopt_BR
dc.subjectAspectos afetivospt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectMale genderen
dc.subjectAffective aspectsen
dc.subjectSchool failureen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAfetividade, gênero e escola : um estudo sobre a exclusão de meninos no 6º ano do ensino fundamental, com enfoque na disciplina de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeAffectivity, gender and school: an analysis on the exclusion of boys in the sixth year of basic education, with a special focus on mathematicsen
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula Canavarro Teixeira - UE
dc.contributor.referee2Luzia Marta Bellini - UEM
dc.contributor.referee3Adriano Rodrigues Ruiz - UNOESTE
dc.contributor.referee4Leonor Dias Paini - UEM
dc.description.resumoEste estudo analisa a influência dos aspectos afetivos nos processos de reprovação e exclusão dos meninos em turmas de sextos anos do sistema educacional público brasileiro. As estatísticas educacionais apontam que a evasão e reprovação dos alunos do gênero masculino são proporcionalmente superiores às do feminino. Esse fenômeno pode ser observado em todos os anos escolares da educação básica. A opção por desenvolver a pesquisa nesse nível e ano fundamenta-se nos índices de insucesso histórico dos alunos desse período escolar. No Brasil, são poucos e recentes os estudos que abordam tal tema, visto que esse problema se acentuou nas últimas décadas. As causas precisam ser investigadas, sendo uma das possibilidades as questões afetivas e de gênero que contribuem para elevar esses índices, isso porque o sistema educacional, geralmente, não considera esse fator como relevante para o ensino e aprendizagem. Muitas vezes preocupa-se apenas em conter as expressões emocionais em sala de aula, apesar de muitos/as pesquisadores/as já haverem enfatizado que não existe um ato puramente intelectual. A proposta deste estudo foi examinar os dados relativos às reprovações e evasões que ocorreram em três escolas públicas paranaenses, entre os anos de 2007 a 2012, analisar as consequências desses fatos para a vida escolar de estudantes com dados obtidos na análise dos históricos escolares e em entrevistas com aproximadamente 10% desses indivíduos (N=37), assim como com professores/as, pedagogos/as e diretores/as que atuaram nas escolas participantes da investigação (N=26). A metodologia de pesquisa adotada foi empírica, transversal, ex post facto, qualitativa, no paradigma interpretativo e na modalidade de estudo de caso, empregando a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, com análise documental. Constatou-se que a diferença de êxito escolar entre os gêneros é de aproximadamente 20%, favorecendo o feminino, e que esse fato ainda não é considerado relevante dentro das escolas. Na percepção dos/as alunos/as, o sucesso ou insucesso escolar dos meninos é justificado pela (in)disciplina que estes apresentaram durante as aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical225 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220899.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.