Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4579
Autor(es): Silva, Guilherme Telles da
Orientador: Ivana Guilherme Simili [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Ivana Guilherme Simili
Título: Beleza, elegância e roupas, os homens nos espaços da cidade (Maringá na década de 1950)
Banca: Maria Cláudia Bonadio - UFJF
Banca: Solange Ramos de Andrade - UEM
Palavras-chave: Moda masculina - Maringá (PR);Roupas masculinas - Maringá (PR);Homens - Maringá (PR) - Roupas
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá.
Departamento de História.
Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Guilherme Telles da. Beleza, elegância e roupas, os homens nos espaços da cidade (Maringá na década de 1950) . 2015. 103 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.
Resumo: Os homens, a moda beleza e elegância masculina nas cidades. Eis a abordagem proposta para estudar as fotografias dos ?homens pioneiros? da cidade de Maringá, no Paraná, na década de 1950. O trabalho empírico envolveu o levantamento e análise de imagens fotográficas dos acervos de memória, disponíveis no blog Maringá Histórica e levantamento dos veículos de imprensa do período. Os documentos de cunho bibliográfico sobre a história da cidade e os estudos de moda, em específico, as relações dos homens com as roupas e a cultura material fundamentaram as abordagens dos produtos da pesquisa. Na abordagem, determinamos os nexos entre as indumentárias e a criação de imagens para o masculino e as masculinidades; mostramos como as distinções sociais e econômicas são comunicadas pelas indumentárias; destacamos os papéis desempenhados pelas vestimentas na produção de significados para poder e prestígio e a criação de referências visuais para diferenciar ricos e pobres. Revelamos, assim, os trânsitos entre os significados indumentários em suas diferentes apropriações e redes de significação, particularmente, de proteção em relação ao ambiente hostil e a construção de imagens para a coragem, ousadia, força e elegância masculinas. A esta face, revelamos, como a modernização da cidade foi configurada pela presença de novos homens, suas roupas e seus estilos de vida. A criação de espaços de sociabilidades é expressiva das mudanças nos homens e nas masculinidades
Abstract: Men, fashion and masculinities in cities. This is the approach proposed to study the photographs of the "pioneers men" of the city of Maringa, Parana, in the 1950s The empirical work involved a survey and analysis of pictures from the memory collections, available in Maringa Historical blog, and survey the period of the media outlets. The bibliographic nature of documents on the history of the city and fashion studies, in particular, the relationship of men with the clothes and material culture justifying the approaches of research products. In the approach, we determine the links between the costumes and the creation of images for the male and masculinities; show how social and economic distinctions are provided by the costumes; highlight the roles played by clothing in the production of meanings for power and prestige and the creation of visual cues to differentiate rich and poor. Revealed thus transits between the sartorial significance for their various appropriations and significance of networks, particularly as protection in relation to the harsh environment and the construction of images for daring courage and masculine strength. To this face, reveal the modernization of the city was set up by the presence of young men, their clothing and their lifestyles. The creation of sociability spaces is expressive of the changes in men and masculinities
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4579
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme Telles da Silva.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.