Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4586
Autor(es): Antonio, Jacqueline Rodrigues
Orientador: Sandra de Cássia Araújo Pelegrini [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Sandra de Cássia Araújo Pelegrini
Título: Entre alegorias e simbolismos : a representação dos Reis Magos no retábulo jesuíta no patrimônio de Nova Almeida (Espírito Santo)
Banca: Zélia Lopes da Silva - UNESP
Banca: Delton Aparecido Felipe - UNESPAR
Palavras-chave: Arte e história;Memória e identidade;Patrimônio cultural
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Departamento de História.
Programa de Pós-Graduação em História
Citação: ANTONIO, Jacqueline Rodrigues. Entre alegorias e simbolismos : a representação dos Reis Magos no retábulo jesuíta no patrimônio de Nova Almeida (Espírito Santo). 2016. 141 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo compreender a importância dos Magos canônicos na História, por meio de sua imagética, assim como analisar o percurso de um painel com essa temática, enquanto bem material brasileiro, no Espírito Santo. O painel analisado, ?Adoração dos Reis Magos? é atribuído ao Jesuíta Belchior Paulo (1554-1619) e incorporado à Igreja e Residência dos Reis Magos na ocasião do termino do altar-mor, no ano de 1702, na antiga Aldeia dos Magos (atual distrito de Serra, Nova Almeida), no Espírito Santo. Inicialmente, visualizamos os Magos na literatura canônica e apócrifa, que foi materializada por meio de pinturas e interações com a sociedade, sendo um dos elementos da cultura artística e popular que tem resistido ao tempo e chegou à contemporaneidade. Esta análise foi realizada em colaboração com o histórico das características conferidas aos Magos e do contexto da sua produção e permanência. Para tanto, foi necessário identificar as características estéticas das obras selecionadas para a apreciação e efetuar uma interpretação comparativa sobre as transformações e ressignificações figurativas dos supracitados personagens tomando como fonte principal a obra que se encontra na igreja acima mencionada. Igualmente, visualizamos os distintos contextos históricos e sociais do painel ?Adoração dos Reis Magos?, como a história dos jesuítas e da Igreja e Residência dos Reis Magos, desde o século XVI até o presente ano de 2016, assim como as políticas patrimôniais no Brasil no século XX, que iniciadas nos anos de 1930, auxilaram para o painel tornar-se um bem da cultura e da identidade brasileira, ao ser tombado em 1943
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4586
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISEERTAÇÃO - JACQUELINE RODRIGUES ANTONIO.pdf7,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.