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Autor(es): Onesko, Stéfani de Almeida
Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Renata Lopes Biazotto Venturini
Título: O pensamento político estoico e a idealização do governo de Marco Aurélio
Banca: Marcos Roberto Pirateli - UNESPAR
Banca: José Carlos Gimenez - UEM
Palavras-chave: Estoicismo romano;Virtus;Meditações;Impérium
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá.
Citação: ONESKO, Stéfani de Almeida. O pensamento político estoico e a idealização do governo de Marco Aurélio. 2017. 151 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
Resumo: Nossa pesquisa busca compreender a construção do ideal de bom governante em torno da figura do imperador Marco Aurélio (121 d.C - 180 d.C) no período em que permaneceu no poder (161 d.C ? 180 d.C). O imperador adotou a filosofia estoica como condutora moral e refletiu em seus escritos a preocupação em se adequar aos preceitos dessa doutrina que pretendia direcionar o homem e o governante no caminho da virtus, em especial a clementia, iustitia, moderatio e pietas. A partir das relações entre estoicismo e imperium buscamos demonstrar que, embora não houvesse uma oposição sistemática do estoicismo ao modelo político imperial, ele definiu os critérios que estabeleceram a diferença entre o optimus princeps e o tyrannnus. Nosso estudo foi realizado por meio da discussão presente na historiografia contemporânea a respeito da filosofia e das instituições políticas romanas. A fonte selecionada foi a obra Meditações escrita pelo imperador que envolve a produção dos apontamentos pessoais por meio do estilo de escrita hypomnemata, no mundo romano antigo
Abstract: Our research seeks to understand the construction of the ideal of a good leader around the emperor?s figure Marcus Aurelius (A.D. 121 - 180 A.D.) in the period in which he remained in power (161 A.D. - 180 A.D.). The emperor adopted the Stoic philosophy as moral conduct and reflected in his writings the concern in adjusting to the precepts of this doctrine that intended to direct the man and the leader in the way of virtus, especially clementia, iustitia, moderatio and pietas. From the relations between Stoicism and Imperium we sought to demonstrate that, although there was no systemic opposition of Stoicism to the imperial political model, it defined the criteria that established the difference between the optimus princeps and the tyrannus. Our study was carried out through the discussion in contemporary historiography about the Roman philosophy and political institutions. The source selected was the work Meditations written by the emperor which involves the production of personal notes by means of the writing style hypomnemata, in the ancient Roman world
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4597
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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