Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4609
Autor(es): Bozelli, Letícia Maria
Orientador: Claudivan Sanches Lopes [Orientador] - UEM
Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Título: A lei 10.639/03 e sua implementação nas licenciaturas em geografia da UEL e UEM
Banca: Carla Holanda da Silva - UEL
Banca: Walter Lucio de Alencar Praxedes - UEM
Palavras-chave: Geograia - Formação docente;Geografia - Currículo;Educação étnico-racial;Lei Nº 10.639/03
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá.
Citação: BOZELLI, Letícia Maria. A lei 10.639/03 e sua implementação nas licenciaturas em geografia da UEL e UEM. 2018. 103 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar como os cursos de licenciatura em Geografia das Universidades Estaduais do Estado do Paraná: Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão atuando para uma formação docente antirracista preconizada pela lei 10.639/03. Em uma abordagem qualitativa e, ancorada na metodologia de análise de conteúdo, a pesquisa foca o estudo e a análise dos documentos pedagógicos, isto é, os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Geografia dessas instituições de ensino superior, bem como, por meio da realização de entrevistas, da identificação e averiguação dos saberes e práticas docentes que se direcionam para uma educação antirracista. Entendendo o currículo como um território de disputas busca-se compreender, à luz da literatura já produzida neste campo de investigação, as ações das licenciaturas em Geografia estudadas a fim de formar professores preparados para atuar na consecução de uma educação geográfica promotora da igualdade racial, uma vez que as questões étnico-raciais compõem-se de temas transversais e possuem uma diretriz curricular específica que tem por objetivo nortear as ações das instituições de ensino. Verificou-se, por meio das categorizações propostas, que é notável um progresso em relação ao atendimento da Lei 10.639/03 e da Resolução 02/2015 pela UEL, com a constituição de uma disciplina específica denominada ?Ensino de Geografia da Diversidade?. Tal fator não significa que os conflitos estejam ausentes nesta instituição, porém, a discussão aparece mais amadurecida. E em contrapartida, vê-se a UEM ainda um pouco resistente a estas alterações com avanços incipientes. Espera-se, como meta, contribuir para a formação de professores de modo geral, mas particularmente de Geografia, que sejam capazes de transformar a forma como os alunos entendem o processo de diáspora africana e o papel relevante desempenhado por essa população na formação socioespacial brasileira. Espera-se, finalmente, contribuir para o desenvolvimento curricular das universidades pesquisadas e de modo geral para promover uma Educação Geográfica Pós-Colonial na formação do professor de Geografia
Abstract: The presente research has as general aim to investigate how the licensees Geography courses of the Universidade Estadual de Maringá (UEM) and Universidade Estadual de Londrina (UEL) are working for an antiracist teacher training recommended by law 10.639/03. In a qualitative approach, and anchored in the content analysis methodology, the research focuses on the study and analysis of pedagogical documents, that is, the Pedagogical Projects of the Geography Courses of these higher education institutions, as well as, through the interviews, the identification and verification of the knowledge and teaching practices that are directed towards an antiracist education. Understanding the curriculum as a territory of disputes seeks to comprehend, in the light of the literature already produced in this field of research, the actions of licensees in Geography studied in order to train teachers prepared to act in the pursuit of a geographical education promoting racial equality, since the ethnic-racial issues are composed of cross-cutting themes and have a specific curricular guideline that aims to guide the actions of educational institutions. It has been verified, through the proposed categorizations, that there is a notable progress regarding compliance with Law 10.639/03 and Resolution 02/2015 by UEL, with the constitution of a specific discipline called "Teaching of Geography of Diversity". This factor does not mean that conflicts are absent in this institution, but the discussion appears more mature. On the other hand, EMU is still resistant to these changes with incipient advances. As a goal, we hope to contribute to the formation of teachers in general, but particularly of Geography, who will be able to transform the way students understand the African diaspora process and the relevant role played by this population in the Brazilian socio-spatial formation. It is hoped, finally, to contribute to the curricular development of the researched universities and in general to promote a Postcolonial Geographic Education in the formation of the Geography teacher
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4609
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA MARIA BOZELLI.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.