Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorClaudivan Sanches Lopes [Orientador] - UEMpt_BR
dc.contributor.advisorProf. Dr. Claudivan Sanches Lopespt_BR
dc.contributor.authorPichiteli, Milaine Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-26T13:02:59Z-
dc.date.available2018-07-26T13:02:59Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationPICHITELI, Milaine Aparecida. A leitura da paisagem geográfica: Uma proposta metodológica para o ensino fundamental II. 2018. 144 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4613-
dc.description.abstractThe landscape concept, as one of the concepts that makes up the basis of the study of Geography as Science, is also the guideline of Geography at School, presenting didactic possibilities that allow the student to contact with the ordinary reality. In this context, the present research had the objective to present based on the assumptions of the Geography?s didactic, a methodological solution that contributes with the discipline, enabling the student to analyze and understand its contents, through the reading and analysis of the landscape. The research was based on the collaborative approach, therefore, two elementary teachers were invited to contribute during all stages of development of the methodological proposal, as well as the implementation and analysis of the results. It was pursued through this collaboration to give solid foundation to the methodological proposal, through Pedagogical Content Knowledge (PCK) and in particular Geographic Pedagogical Knowledge (GPK) developed through the extensive experience of the training course of the invited teachers. The proposal was implemented in two schools of the Regional Education Center of Maringá, Paraná, one of them, in the main city of the center ? Maringá ?, which is a 6th grade class, and other, in Sarandi city, which is a 7th grade class. Through the analysis of the collected information through the general implementation, as well as the statements of the students contained in the Landscape Reading Guides, this guide developed as a didactic contribution of the methodological proposal, it was possible to active results that demonstrate that the present proposal, structured taking into account a conceptual deepening, together with a direct and indirect reading of the landscape, contributing with the development of the concept of landscape as well as in the apprehension of geographical contents by the students, favoring also in its formation while critical and participatory citizens in the societyen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectEnsino de geografia - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Ensino de geografiapt_BR
dc.titleA leitura da paisagem geográfica: Uma proposta metodológica para o ensino fundamental IIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Jeani Delgado Paschoal Moura - UELpt_BR
dc.contributor.referee2Leonardo Dirceu Azambuja - UEMpt_BR
dc.description.resumoO conceito de paisagem, sendo um dos conceitos que compõe a base de estudo da Geografia enquanto Ciência, é também eixo norteador na Geografia escolar, apresentando possibilidades didáticas que possibilitam ao aluno o contato com a realidade mediada. Nesse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de apresentar, baseada nos pressupostos da didática da Geografia, uma proposta metodológica que contribua com a disciplina, no sentido de propiciar ao aluno a análise e compreensão de seus conteúdos, por meio da leitura e análise da paisagem. A pesquisa orientou-se pela abordagem colaborativa, sendo assim, duas professoras da rede básica de ensino foram convidadas a contribuir durante todas as etapas de desenvolvimento da proposta metodológica, como também na implementação e análise dos resultados. Buscou-se por intermédio dessa colaboração dar bases sólidas a proposta metodológica, mediante o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e em especial o Conhecimento Pedagógico Geográfico (CPG) desenvolvidos por meio da extensa experiência do percurso formativo das professoras convidadas. A proposta foi implementada em duas escolas do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Paraná, estando uma, na cidade polo do referido núcleo - Maringá ?, sendo esta uma turma de 6° ano, e outra, na cidade de Sarandi, sendo esta uma turma de 7° ano. Mediante a análise das informações coletadas por meio da implementação de maneira geral, como também das afirmações dos alunos contidas nos Guias de Leitura da paisagem, guia este desenvolvido como aporte didático da proposta metodológica, foi possível chegar a resultados que demonstraram que a presente proposta, estruturada levando em conta uma aprofundamento conceitual, em conjunto com a leitura direta e indireta da paisagem, contribui no desenvolvimento do conceito de paisagem como também na apreensão de conteúdos geográficos por parte dos alunos, favorecendo a sua formação enquanto cidadão crítico e participativo na sociedadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical144 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Geografia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILAINE APARECIDA PICHITELI.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.