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Autor(es): Nascimento, Giceli Warmling do
Orientador: João Fábio Bertonha [Orientador] - UEM
Prof. Dr. João Fábio Bertonha
Título: O cinema como instrumento de propaganda política integralista (1932-1937)
Palavras-chave: Integralismo;Propaganda política;Cinema - Propaganda política;Ação Integralista Brasileira (AIB)
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá.
Citação: NASCIMENTO, Giceli Warmling do. O cinema como instrumento de propaganda política integralista (1932-1937). 2016. 196 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo levantar informações sobre como a Ação Integralista Brasileira (AIB) (1932-1937) utilizou o cinema para divulgar sua propaganda política. Dessa forma, por meio da imprensa do movimento, buscou-se levantar informações sobre como a AIB enxergava o cinema, além de informações sobre os filmes e seus produtores. A existência desses filmes, bem como outras informações sobre essas produções também foram levantadas na Cinemateca Brasileira. Assim, o trabalho está estruturado de forma a apontar como o movimento percebia o cinema, como foi montado um aparato para produzir filmes. Também buscou-se apresentar os cineastas que filmaram a AIB, bem como suas produções. Alguns elementos presentes nessas produções também foram apontados, assim como os limites da propaganda integralista por meio do cinema. Buscou-se com esse trabalho contribuir para o levantamento de informações sobre a utilização do cinema pela AIB, possibilitando que pesquisas mais historiográficas possam ser realizadas
Abstract: This study aims to gather information on how the Ação Integralista Brasileira (1932-1937) used the cinema to spread its political propaganda. It was sought to gather information to make it possible to understand how the AIB viewed cinema using it?s own press, as well as information about the films and their producers. The existence of these films, likewise information on these productions were in the ?Cinemateca Brasileira?. Thus, the work is structured to point out how the movement perceived cinema, and how the film producing structure was conceived. It was also sought to present the filmmakers who filmed the AIB and its productions. Some elements in these productions were mentioned, as well as the range of AIB propaganda through film. This work tries to make a contribution to the collection of information on the use of film by AIB, allowing more historiographical research to be carried out
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4618
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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