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Autor(es): Bolonhezi, Camilla Samira de Simoni
Orientador: Walter Praxedes - UEM
Prof. Dr. Angelo Aparecido Priori
Título: A educação do campo como projeto político e prática social : o caso do Colégio Estadual do Campo Izaias Rafael da Silva
Banca: Veronica Karina Ipólito - UNICESUMAR
Palavras-chave: Educação rural;Políticas públicas;Movimentos sociais;Articulação paranaense;Escola do campo;Assentamento Libertação Camponesa
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá.
Citação: BOLONHEZI, Camilla Samira de Simoni. A educação do campo como projeto político e prática social : o caso do Colégio Estadual do Campo Izaias Rafael da Silva. 2017. 194 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o processo de construção, conquista e desenvolvimento da educação do campo como uma política pública educacional, bem como compreender o processo histórico no qual a luta pelo direito e acesso à educação no e para o campo ocorreram, especificamente, no estado do Paraná, entre o início da década de 1980 até os dias atuais. O problema da pesquisa evidenciou-se na busca pela compreensão das dinâmicas que regem as políticas públicas, sociais e focalizadas no Brasil, bem como relacioná-las com a articulação e ação dos movimentos sociais organizados. Visando compreender a influência e atuação dos movimentos sociais na construção e manutenção de tais políticas, fez-se necessário levar em consideração o fato do objeto de estudo estar em movimento (no caso a Educação do Campo). Esse objeto encontra-se permeado de sujeitos atuantes e politicamente vividos, embebidos pela mística dos movimentos aos quais estão inseridos e afetados por consequências de toda qualidade. Dessa forma, o processo de leitura e análise científica das fontes torna-se engenhoso pela contraposição de discursos por vezes carregados de ideologias próprias dos movimentos. A investigação centrou-se em compreender o tema a partir de um levantamento bibliográfico sobre a questão, análise dos documentos elaborados pela articulação paranaense e pesquisa de campo realizada na escola libertação camponesa e no Colégio Estadual do Campo Izaias Rafael da Silva, localizado no assentamento libertação camponesa, município de Ortigueira, na região dos campos gerais paranaense. Para dar sustentação ao nosso trabalho, recorremos aos conceitos e categorias de análise, tais como luta, cultura e resistência, pautando-nos nas concepções da nova história, nos estudos de Gramsci, Thompson e Marx, bem como na compreensão dos movimentos articulados em rede com base nas premissas de Castells. Assim sendo, à luz deste arcabouço teórico, dos documentos pesquisados e das entrevistas realizadas foi possível vislumbrar experiências e vivências sociais, bem como perceber o papel fundamental dos movimentos sociais articulados na criação e manutenção de políticas públicas educacionais.
Abstract: This study aims to analyze the process of construction, conquest and development of rural education as a public educational policy, as well as to understand the historical process in which the struggle for the right and access to education in and to the countryside took place specifically in the State of Paraná, between the beginning of the 1980?s until nowadays. The research theme was evidenced in the search for an understanding of the dynamics that public policy, social and focused policies in Brazil, as well as to relate them to the administration and action of the organized social movements. Focusing on understanding the influence and action of the social movements in the construction and maintenance of such policies, it was necessary to consider the fact that the object of study is in motion (in this case the Country Education). This object is surrouded by active and politically experienced subjects, imbibed by the mysticism of the movements to which they are inserted and affected by the consequences of all qualities. This way, the process of reading and scientific analysis of the sources becomes ingenious by the opposing of discourses sometimes full of ideologies proper to the movements. The research focused on understanding the topic from a bibliographical survey on the issue, analysis of the documents prepared by Paraná?s administration and field research carried out at the peasant liberation school and at State Country School Izaias Rafael da Silva, located in the settlement liberation Peasant, municipality of Ortigueira, in the region of the general countries of Paraná. To support our work, we use the concepts and categories of analysis, such as struggle, culture and resistance, based on the conceptions of the new history, on the studies of Gramsci, Thompson and Marx, as well as on the understanding of the articulated movements in network based on Castells? believes. Thus, in the light of this theoretical framework, the documents researched and the interviews carried out, it was possible to envisage social experiences and to experience, as well as to understand the fundamental role of social movements administrated in the creation and maintenance of public educational policies
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4621
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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