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Autor(es): Damasceno, Natália Abreu
Orientador: Sidnei J. Munhoz [Orientador] - UEM
Prof. Dr. Sidnei J. Munhoz
Título: Relações Brasil-EUA no Segundo Governo Vargas : a construção de um imaginário político nas páginas do jornal Última Hora
Palavras-chave: Relações Brasil-Estados Unidos;Segundo Governo Vargas
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DAMASCENO, Natália Abreu. Relações Brasil-EUA no Segundo Governo Vargas : a construção de um imaginário político nas páginas do jornal Última Hora. 2016. 189 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
Resumo: Trinta e um de março de 1964. Entrava em curso o movimento golpista que instaurou no Brasil um regime de caráter ditatorial. Ao governo militar coube a tarefa de implantar uma complexa e burocrática máquina administrava, amparando-se na censura, na violência e na propaganda. Jornais foram invadidos, artistas foram deportados, obras de arte foram vetadas. Diante da truculência e da repressão, emergiram periódicos que, seguindo uma tendência internacional, adotaram um viés contracultural em suas publicações, enveredando pelo caminho da Nova Esquerda e sendo, posteriormente, denominados de imprensa alternativa. Tais veículos, como o tabloide O Pasquim, utilizavam-se de uma linguagem pouco convencional aos meios de comunicação, abusando do emprego de imagens e do bom humor que, em pouco tempo, passaram a subverter os valores mais caros ao regime militar. Diante desse panorama, a presente pesquisa tem como objetivo utilizar a charge como fonte historiográfica, a fim de evidenciar o emprego do humor como possível ferramenta de resistência à opressão encampada pelos militares após o golpe de 1964. Para tanto, recorre às charges publicadas por Ziraldo no jornal O Pasquim entre os anos de 1969 e 1974, período que compreende o governo Médici. A pesquisa procura levantar as metáforas e figuras de linguagem que, por meio da ilustração, ludibriaram a censura e os órgãos de informação que trabalhavam à serviço do regime. Além disso, pretende demonstrar a constituição de uma resistência cultural, enveredando pelo caminho do marxismo heterodoxo e as proposições do italiano Antonio Gramsci. Com o objetivo de compreender os efeitos de sentido produzidos pelas imagens e o modo como (des)estabilizaram os ideias militares, o estudo busca contribuições da análise de discurso francesa, estabelecendo uma relação entremeada com a história, a fim de responder de que modo as charges se constituíram, ou não, como veículo de resistência à ameaça forjada pelo regime ditatorial? Tal empreitada denotou que aquilo que não fora dito, ou seja, verbalizado, em decorrência da censura e da repressão, pode ter se tornado latente nas ilustrações que, juntamente com outras fontes, passou a se constituir como um importante vestígio da história da resistência no Brasil durante o governo militar
Abstract: Thirty-first of March of 1964. The coup movement that initiated in Brazil a regime of dictatorial character was under way. The military government took on the task of implanting a complex and bureaucratic machine, under the guise of censorship, violence and propaganda. Newspapers were invaded, artists were deported, art works were banned. In the face of truculence and repression, periodicals emerged that, following an international trend, adopted a countercultural bias in their publications, moving in the direction of the New Left and later being called the alternative press. Such vehicles, such as the tabloid O Pasquim, used unconventional language to the media, abusing the use of images and good humor that, in a short time, began to subvert the most expensive values to the military regime. In view of this panorama, this research aims to use the cartoon as a historiographic source, in order to evidence the use of humor as a possible tool of resistance to oppression faced by the military after the 1964 coup. For this, uses the cartoons published by Ziraldo In the newspaper O Pasquim between the years of 1969 and 1974, period that includes the Medici government and the denominated Years of Lead. The research seeks to raise the metaphors and figures of language that, through illustration, deceived the censorship and the organs of information that worked in the service of the regime. In addition, it intends to demonstrate the constitution of a cultural resistance, going through the path of heterodox Marxism and the propositions of the Italian Antonio Gramsci. In order to understand the effects of meaning produced by the images and how they (un) stabilized military ideas, the study seeks contributions from the French discourse analysis, establishing a relationship between history and history, in order to Cartoons were constituted, or not, as a vehicle of resistance to the threat forged by the dictatorial regime? This work denoted that what had not been said, that is, verbalized as a result of censorship and repression, may have become latent in the illustrations, together with other sources, came to constitute an important vestige of the history of resistance in the Brazil during the military government
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4627
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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