Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReginaldo Benedito Dias [Orientador] - UEMpt_BR
dc.contributor.advisorProf. Dr. Reginaldo Benedito Diaspt_BR
dc.contributor.authorSplendor, Liliane Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-27T12:19:51Z-
dc.date.available2018-07-27T12:19:51Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4631-
dc.description.abstractHaving as main object of study the relation between the Catholic Church and the republican State during the period comprehended between the years of 1889 and 1894, this work seeks to show how the former, as an institution, positioned itself and acted immediately after the Proclamation of the Republic and throughout the so-called Republic of Sword. Facing the exhibition of the peculiarities of its oscillating, but always active participation in Brazilian society, it seeks to show how the Catholic Church was able, through its discourse and it actions, continue to occupy a prominent position in society and to significantly influence the formation of the new political scenario of the country and the lives of Brazilians citizens. The civilization and the order of the country integrated the project of founding and establishment of the Republic, but because this is a new way of “doing politics” in Brazil, in many moments the rulers felt the need to establish partnerships to facilitate this process. So, it’s possible to defend the argument that the secularism announced by Decree 119-A, which formalized the separation between Church and State, and by the 1891 Constitution, which confirmed the separation and established new terms for the relationship maintained between them, had little or no effectiveness, existing more in theory than in practice. This, in turn, serves to prove that, during the said period, as the title itself already announces, what existed was the maintenance of the cooperation relationship between State and Church and not an autonomus action of both.-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistória - Brasil - Repúblicapt_BR
dc.subjectRepública da Espada - Social e políticopt_BR
dc.subjectIgreja Católica - Brasil - Estadopt_BR
dc.subjectCleropt_BR
dc.subjectLaicismo - Catolicismopt_BR
dc.titleA supremacia dos interesses : a manutenção da relação de proximidade e colaboração entre Estado e Igreja Católica durante a República da Espada (1889-1894)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Edilice Souza Couto - UFBApt_BR
dc.contributor.referee2Solange Ramos de Andrade - UEMpt_BR
dc.contributor.referee3Eder Cristiano de Souza - UNILApt_BR
dc.contributor.referee4Vanda Fortuna Serafim - UEMpt_BR
dc.description.resumoTendo como principal objeto de estudo a relação entre a Igreja Católica e o Estado republicano durante o período compreendido entre os anos de 1889 e 1894, este trabalho procura evidenciar como a primeira, enquanto instituição, posicionou-se e atuou imediatamente após a Proclamação da República e durante toda a denominada República da Espada. Diante da exposição das particularidades da sua oscilante, mas sempre ativa participação na sociedade brasileira, procura-se mostrar como a Igreja Católica foi capaz, por meio de seu discurso e de suas ações, de continuar ocupando uma posição de destaque na sociedade e de influenciar significativamente na formação do novo cenário político do país e na vida dos cidadãos brasileiros. A civilização e a ordenação do país integravam o projeto de fundamentação e estabelecimento da República, mas por ser esta uma nova forma de “fazer política” no Brasil, em muitos momentos os governantes sentiram a necessidade de estabelecer parcerias para facilitar esse processo. Assim, é possível defender o argumento de que o laicismo anunciado pelo Decreto 119-A, o qual formalizava a separação entre a Igreja e o Estado, e pela Constituição de 1891, a qual confirmava essa separação e estabelecia novos termos para a relação mantida entre eles, teve pouca ou mesmo nenhuma efetividade, existindo mais na teoria do que na prática. O que, por sua vez, serve então para comprovar que, durante o referido período, como o próprio título já anuncia, o que existiu foi a manutenção da relação de cooperação entre Estado e Igreja e não uma atuação autônoma de ambos.-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical164 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2História-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LILIANE ANDREIA SPLENDOR.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.