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Autor(es): Santos, Hugo Shigueo Tanaka dos
Orientador: Polônia Altoé Fusinato [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinato
Título: Controvérsias entre a ação a distância e a ação por campos : subsídios para o uso da história do eletromagnetismo em sala de aula
Banca: André Koch Torres de Assis - UNICAMP
Banca: Marcos César Danhoni Neves - UEM
Palavras-chave: Física - Ensino de física;História da ciência;Eletromagnetismo;Ação a distância - Teoria
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Hugo Shigueo Tanaka dos. Controvérsias entre a ação a distância e a ação por campos : subsídios para o uso da história do eletromagnetismo em sala de aula. 2018. 91 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: A utilização da História da Ciência no Ensino de Ciências faz parte da discussão de alguns pesquisadores há algum tempo. A fim de que os alunos sejam capazes de compreender melhor a maneira como a Ciência é construída e também para que se sintam capazes de argumentar com o mundo à sua volta, a presente pesquisa propõe discutir o uso de fontes primárias no Ensino de Ciências. Para tanto, consideramos válida a apresentação de teorias que estão fora do padrão científico atual, mas que expliquem os fenômenos físicos com a mesma efetividade. Como objeto de estudo, escolhemos o episódio histórico do desenvolvimento do eletromagnetismo. Desse modo, buscamos fornecer subsídios ao professor que deseja abordar a história do eletromagnetismo em suas aulas, utilizando as controvérsias entre as concepções de ação a distância e a ação por campos. Diante disso, elaboramos uma sequência didática que utiliza textos históricos como meio de discussão. Também procuramos elucidar a influência de Oliver Heaviside (1850-1925) na aceitação da teoria da ação por campos. Para atingir nossos objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa e documental. Com a finalidade de embasar o ensino de teorias que estão fora do padrão científico, discutimos as vantagens e as possibilidades do uso da epistemologia de Paul Feyerabend em sala de aula
Abstract: The use of History of Science on Science Teaching has been part of the discussion of some researchers for some time. In order for students to be able to have a better understanding of the way science is constructed and to feel able to argue with the world around them, this research seeks to discuss the use of primary sources in Science Teaching. Therefore, we consider valid the presentation of theories that are outside the current scientific standard, but explain the physical phenomena with the same effectiveness. As object of study, we chose the historical episode of the development of electromagnetism. In this way, we seek to provide subsidies for the teacher who wishes to discuss the history of electromagnetism in their classes, using the controversies between the conceptions of action at a distance and field action. To do so, we elaborate a didactic sequence that uses historical texts as a means of discussion. We also sought to elucidate the influence of Oliver Heaviside (1850-1925) on the acceptance of field action theory. To achieve our objectives, we conduct a qualitative and documentary research. In order to base the teaching of theories that are outside the scientific standard, we discuss the advantages and the possibilities of using Paul Feyerabend?s epistemology in the classroom
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4649
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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