Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPolônia Altoé Fusinato [Orientador] - UEMpt_BR
dc.contributor.advisorProf.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinatopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Hugo Shigueo Tanaka dospt_BR
dc.date.accessioned2018-08-10T12:11:52Z-
dc.date.available2018-08-10T12:11:52Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Hugo Shigueo Tanaka dos. Controvérsias entre a ação a distância e a ação por campos : subsídios para o uso da história do eletromagnetismo em sala de aula. 2018. 91 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4649-
dc.description.abstractThe use of History of Science on Science Teaching has been part of the discussion of some researchers for some time. In order for students to be able to have a better understanding of the way science is constructed and to feel able to argue with the world around them, this research seeks to discuss the use of primary sources in Science Teaching. Therefore, we consider valid the presentation of theories that are outside the current scientific standard, but explain the physical phenomena with the same effectiveness. As object of study, we chose the historical episode of the development of electromagnetism. In this way, we seek to provide subsidies for the teacher who wishes to discuss the history of electromagnetism in their classes, using the controversies between the conceptions of action at a distance and field action. To do so, we elaborate a didactic sequence that uses historical texts as a means of discussion. We also sought to elucidate the influence of Oliver Heaviside (1850-1925) on the acceptance of field action theory. To achieve our objectives, we conduct a qualitative and documentary research. In order to base the teaching of theories that are outside the scientific standard, we discuss the advantages and the possibilities of using Paul Feyerabend?s epistemology in the classroomen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Ensino de físicapt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectAção a distância - Teoriapt_BR
dc.titleControvérsias entre a ação a distância e a ação por campos : subsídios para o uso da história do eletromagnetismo em sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coProf. Dr. Daniel Gardellipt_BR
dc.contributor.referee1André Koch Torres de Assis - UNICAMPpt_BR
dc.contributor.referee2Marcos César Danhoni Neves - UEMpt_BR
dc.description.resumoA utilização da História da Ciência no Ensino de Ciências faz parte da discussão de alguns pesquisadores há algum tempo. A fim de que os alunos sejam capazes de compreender melhor a maneira como a Ciência é construída e também para que se sintam capazes de argumentar com o mundo à sua volta, a presente pesquisa propõe discutir o uso de fontes primárias no Ensino de Ciências. Para tanto, consideramos válida a apresentação de teorias que estão fora do padrão científico atual, mas que expliquem os fenômenos físicos com a mesma efetividade. Como objeto de estudo, escolhemos o episódio histórico do desenvolvimento do eletromagnetismo. Desse modo, buscamos fornecer subsídios ao professor que deseja abordar a história do eletromagnetismo em suas aulas, utilizando as controvérsias entre as concepções de ação a distância e a ação por campos. Diante disso, elaboramos uma sequência didática que utiliza textos históricos como meio de discussão. Também procuramos elucidar a influência de Oliver Heaviside (1850-1925) na aceitação da teoria da ação por campos. Para atingir nossos objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa e documental. Com a finalidade de embasar o ensino de teorias que estão fora do padrão científico, discutimos as vantagens e as possibilidades do uso da epistemologia de Paul Feyerabend em sala de aulapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical91 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HUGO SHIGUEO TANAKA DOS SANTOS.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.