Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654
Autor(es): Trintin, Renata da Silva
Orientador: Luciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEM
Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
Título: Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
Banca: Sérgio Camargo - UFPR
Banca: Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Palavras-chave: Ensino de física;Força (mecânica);Formação inicial de professores - Ensino de química
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: TRINTIN, Renata da Silva. Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é analisar como o perfil epistemológico do conceito de força se desenvolveu ao longo da história da Física e verificar quais os perfis estão representados nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Além disso, analisaremos os obstáculos epistemológicos presentes nesses livros que prejudicam o avanço da compreensão do conceito de força para um perfil epistemológico superior. Os livros foram selecionados a partir da lista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Física (2018). Como referencial teórico nos apoiamos em referências primárias e secundárias sobre o conceito de força e nas obras epistemológicas de Gaston Bachelard. Encontramos quatro perfis do conceito de força ao longo da história da Física: Realista, Empirista, Racionalista Clássico e Racionalista Completo. Nos livros didáticos percebemos que é ínfima a quantidade de palavras que se enquadram no perfil Empirista. Dentre os obstáculos epistemológicos encontrados, destacamos: Conhecimento Unitário e Pragmático, Substancialista e Animista. Há extenso uso de metáforas que se enquadram nos dois últimos obstáculos citados e que resulta em altos níveis do perfil Realista em todos os livros
Abstract: The main objective of this research is to analyze how the epistemological profile of the concept of force has developed throughout the history of Physics and to verify which epistemological profile is represented in the didactic books of High School Physics. In addition, we will analyze the epistemological obstacles present in these books that hinder the advance of the understanding of the concept of force to a higher epistemological profile. The books were selected from the list of the National Program of Didactic Book (PNLD) of Physics (2018). As a theoretical reference we rely on primary and secondary references on the concept of force and the epistemological works of Gaston Bachelard. We find four profiles of the concept of force throughout the history of Physics: Realist, Empirist, Classic Rationalist, and Full Rationalist. In the textbooks we realize that the number of words that fit the Empirist profile is very small. Among the epistemological obstacles encountered, we highlight: Unitary and Pragmatic Knowledge, Substantialist and Animist. There is extensive use of metaphors that fall into the last two obstacles cited and results in high levels of the Realistic profile in all books
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA DA SILVA TRINTIN.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.