Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEMpt_BR
dc.contributor.advisorProf. Dr. Luciano Carvalhais Gomespt_BR
dc.contributor.authorTrintin, Renata da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-10T12:43:21Z-
dc.date.available2018-08-10T12:43:21Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationTRINTIN, Renata da Silva. Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to analyze how the epistemological profile of the concept of force has developed throughout the history of Physics and to verify which epistemological profile is represented in the didactic books of High School Physics. In addition, we will analyze the epistemological obstacles present in these books that hinder the advance of the understanding of the concept of force to a higher epistemological profile. The books were selected from the list of the National Program of Didactic Book (PNLD) of Physics (2018). As a theoretical reference we rely on primary and secondary references on the concept of force and the epistemological works of Gaston Bachelard. We find four profiles of the concept of force throughout the history of Physics: Realist, Empirist, Classic Rationalist, and Full Rationalist. In the textbooks we realize that the number of words that fit the Empirist profile is very small. Among the epistemological obstacles encountered, we highlight: Unitary and Pragmatic Knowledge, Substantialist and Animist. There is extensive use of metaphors that fall into the last two obstacles cited and results in high levels of the Realistic profile in all booksen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectForça (mecânica)pt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores - Ensino de químicapt_BR
dc.titleAnálise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelardpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Sérgio Camargo - UFPRpt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Pimentel da Silveira - UEMpt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa é analisar como o perfil epistemológico do conceito de força se desenvolveu ao longo da história da Física e verificar quais os perfis estão representados nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Além disso, analisaremos os obstáculos epistemológicos presentes nesses livros que prejudicam o avanço da compreensão do conceito de força para um perfil epistemológico superior. Os livros foram selecionados a partir da lista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Física (2018). Como referencial teórico nos apoiamos em referências primárias e secundárias sobre o conceito de força e nas obras epistemológicas de Gaston Bachelard. Encontramos quatro perfis do conceito de força ao longo da história da Física: Realista, Empirista, Racionalista Clássico e Racionalista Completo. Nos livros didáticos percebemos que é ínfima a quantidade de palavras que se enquadram no perfil Empirista. Dentre os obstáculos epistemológicos encontrados, destacamos: Conhecimento Unitário e Pragmático, Substancialista e Animista. Há extenso uso de metáforas que se enquadram nos dois últimos obstáculos citados e que resulta em altos níveis do perfil Realista em todos os livrospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical143 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA DA SILVA TRINTIN.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.