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dc.contributor.advisorÁlvaro Lorencini Júnior [Orientador] - UELpt_BR
dc.contributor.advisorProf. Dr. Álvaro Lorencini Júniorpt_BR
dc.contributor.authorTakahashi, Bruno Tadashipt_BR
dc.date.accessioned2018-08-10T12:48:05Z-
dc.date.available2018-08-10T12:48:05Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationTAKAHASHI, Bruno Tadashi. A formação inicial de professores de ciências no estágio supervisionado : compreendendo a identidade docente a partir da teoria das representações sociais e da epistemologia de Ludwik Fleck. 2018. 142 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4655-
dc.description.abstractIn the initial formation of Science teachers we can highlight the investigations that have been focusing on the social factor. In this sense, the teaching identity is a field of research in growth for investigating the construction of the meaning of the profession from the personal experience and its socialization. Thus, the discipline of Supervised Internship for Science Teaching, of the undergraduate courses in Biological Sciences, is configured as a relevant space of investigation of the teaching identity. However, there are still many questions about the process by which the social significance of the profession occurs in this context. Therefore, the present thesis sought to answer the following research question: What is the influence of the discipline of Supervised Internship for the Teaching in Sciences of a Biological Sciences Degree Course for the constitution and resignification of the teaching identity of the licenciandos? From this problematic, we seek in the theoretical foundation of Serge Moscovici's Theory of Social Representations and the epistemology of Ludwik Fleck to identify the representations of teaching shared by licenciandos and to understand how the concepts of style and collective of thought elucidate the process of genesis and transformation of the teaching identity. Thus, in order to reach these objectives, we performed the data collection with 12 students in the subject of Supervised Internship for Teaching in Sciences in a course of Degree in Biological Sciences of a Public University of the State of Paraná. We use word-free evocation and semi-structured interviews to compose the data that were analyzed with the Vergès framework and the Collective Subject Discourse (DSC) methodology. With these analyzes we verified the transformation of the social representations in socio-professional results of the change of social position of the subjects in the course of the research. We also contacted from the DSC the presence of two styles of thoughts, one based on social representations and another on the research field of teacher training and science teaching. These results enabled the understanding of the complexity of the identity phenomenon and pointed to the relevance of the proposal of analyzing the teacher identity from the dualistic perspective with the theoretical references of social representations and Fleckian epistemology in parallel, since the consensual and reified elements of teaching are interdependent in the identity phenomenonen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCiências - Formação profissionalpt_BR
dc.titleA formação inicial de professores de ciências no estágio supervisionado : compreendendo a identidade docente a partir da teoria das representações sociais e da epistemologia de Ludwik Fleckpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade - UELpt_BR
dc.contributor.referee2Sérgio de Mello Arruda - UTFPRpt_BR
dc.contributor.referee3Marcelo Pimentel da Silveira - UEMpt_BR
dc.contributor.referee4Luciano Carvalhais Gomes - UEMpt_BR
dc.description.resumoNa formação inicial de professores de Ciências, podemos destacar as investigações que vêm enfocando o fator social. Nesse sentido, a identidade docente é um campo de pesquisa em crescimento, por investigar a construção da significação da profissão a partir da vivência pessoal e da sua socialização. Assim, a disciplina de Estágio Supervisionado para a Docência em Ciências, dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, se configura como um relevante espaço de investigação da identidade docente. Entretanto, ainda são muitos os questionamentos a respeito do processo pelo qual ocorre a significação social da profissão nesse contexto. Portanto, a presente tese procurou responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a influência da disciplina de Estágio Supervisionado para a Docência em Ciências de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para a constituição e a ressignificação da identidade docente dos licenciandos? A partir dessa problemática, buscamos, na fundamentação teórica da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e na epistemologia de Ludwik Fleck, subsídios para identificarmos as representações da docência partilhadas por licenciandos e compreendermos como os conceitos de estilo e de coletivo de pensamento elucidam o processo da gênese e da transformação da identidade docente. Assim, para atingirmos esses objetivos, realizamos a constituição dos dados com 12 alunos na disciplina de Estágio Supervisionado para a Docência em Ciências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Utilizamos a evocação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para a constituição dos dados, que foram analisados com o quadro de Vergès e a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com essas análises, verificamos a transformação das representações sociais em socioprofissionais, resultante da mudança de posição social dos sujeitos no decorrer da pesquisa. Também constatamos, a partir do DSC, a presença de dois estilos de pensamentos: um embasado nas representações sociais e outro no campo de pesquisas da formação de professores e do ensino de Ciências. Tais resultados possibilitaram a compreensão da complexidade do fenômeno identitário e apontaram para a relevância da proposta de analisarmos a identidade docente a partir da perspectiva dualista com os referenciais teóricos das representações sociais e da epistemologia fleckiana paralelamente, pois os elementos consensuais e reificados da docência são interdependentes no fenômeno identitáriopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical142 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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