Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4656
Autor(es): Milani, Maisa Lucia Cacita
Orientador: Dulcinéia Ester Pagani Gianotto [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Título: Investigação acerca do ensino de geometria analítica numa abordagem baseada em vídeos
Banca: Adriana Helena Borssoi - UTFPR
Banca: Marcelo Mia Cirino - UEL
Banca: Polonia Altoé Fusinato - UEM
Banca: Valdeni Soliani Franco - UEM
Palavras-chave: Aprendizagem significativa;Multimídia;Geometria analítica
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MILANI, Maisa Lucia Cacita. Investigação acerca do ensino de geometria analítica numa abordagem baseada em vídeos. 2018. 127 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: As formas de produção e acesso ao conhecimento, tanto empírico quanto científico, na era das tecnologias digitais e da internet modificam os ambientes de aprendizagem. As formas de apresentação de conteúdos escolares, restritas à exposição oral do professor e aos livros impressos, foram ressignificadas com as atuais tecnologias. Uma dessas formas é o vídeo digital, apreciado principalmente pelo público jovem, que acessa vídeos relativos a diversos temas e até mesmo produz vídeos conforme seus interesses. Em contrapartida, temos os conteúdos de Matemática, acerca dos quais grande parte dos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem e falta de motivação. Diante desse contexto, no presente estudo objetivamos investigar possíveis evidências de aprendizagem sobre o conteúdo de Geometria Analítica junto a alunos do Ensino Médio, em ambientes de ensino nos quais foram utilizados vídeos digitais. Nosso problema de pesquisa foi ?A utilização de vídeos no processo de ensino de Matemática possibilita provocar e/ou estimular a aprendizagem significativa de conteúdos de Geometria Analítica??. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, pautada na análise de conteúdo, em que a coleta de dados ocorreu em um curso de quarenta horas, no qual empreendemos sequências de aulas usando vídeos com base na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. Para tanto, utilizamos três cenários diferentes: primeiramente a apresentação do conteúdo de Geometria, segundo, a exposição da questão-problema, seguida da apresentação da resolução pelos alunos. Os sujeitos foram 24 alunos dos 2º e do 3° anos do Ensino Médio de uma escola do norte paranaense, em período de contraturno. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos: questionários, pesquisa documental, gravação em áudio, vídeo, mapas conceituais e entrevistas. A análise da aprendizagem, fundamentada à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, aponta, dentre outros resultados, que os vídeos exercem influências positivas na aprendizagem de Geometria Analítica, evocam conhecimentos prévios, possuem grande potencial para gerar ambientes convidativos e instigadores
Abstract: In the age of digital technologies and the internet, forms of production and access to both empirical and scientific knowledge modify learning environments. Also, the forms of presentation of school contents, which were restricted to the teacher?s oral presentation and to printed books, were resignified with current technologies. One of such form is the digital video, which is appreciated mainly by the young audience, which accesses videos that deal with various themes and even produce videos according to their interests. In contrast, we have the contents of Mathematics, in relation to which most of the students present learning difficulties and lack of motivation. Given this context, the present study aimed to investigate possible evidence of significant learning about the content of Analytic Geometry, Cartesian plane, with high school students, in teaching environments in which digital videos. In this context we have the following research problem: Does the use of videos in the process of teaching Mathematics make it possible to provoke and/or stimulate meaningful learning of contents of Analytic Geometry? For that, a qualitative research was conducted, based on the content analysis in which the data collection took place in a course of forty hours, in which sequences of classes were taught using videos, within the assumptions of the Cognitive Theory of Multimedia Learning. To do so, we use three different scenarios: first, the presentation of the Geometry content; second, the presentation of the problem-question; third, the presentation of the resolution by the students, involving 24 students from the 2nd and 3rd years of a high school in the north of Paraná, after the school shift period. As instruments of data collection were used: questionnaires, documentary research, audio recording, videos, conceptual maps and interviews. The analysis of learning based in the light of Ausubel?s Significant Learning Theory shows, among other results, that the videos exert positive influences on the learning of analytical geometry, evoke previous knowledge, favorable for use in the educational context, with the potential to generate inviting environments and instigators focused on GA learning, students are largely embedded in the digital village and have great acceptance for this form of presentation of school content
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4656
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAISA LUCIA CACITA MILANI.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.