Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4658
Autor(es): Oliveira, Thaís Andressa Lopes de
Orientador: Marcelo Pimentel da Silveira [Orientador] - UEM
Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira
Título: Um olhar freireano para o processo de construção de atividades de ensino a partir da pergunta dos estudantes sobre petróleo
Banca: Maurivan Güntzel Ramos - PUC
Banca: Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem - Química;Química - Ensino;Pedagogia da pergunta
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes de. Um olhar freireano para o processo de construção de atividades de ensino a partir da pergunta dos estudantes sobre petróleo. 2018. 195 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: A presente pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da didática freireana, com destaque às noções de diálogo, curiosidade, pedagogia da pergunta e temas geradores. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as perguntas dos estudantes sobre um determinado tema podem contribuir para a elaboração e aplicação de atividades de ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, no qual os participantes foram 134 estudantes da 3ª série do Ensino Médio e a professora responsável pelas turmas nas quais ocorreu a aplicação da intervenção que constituiu o Caso em questão. Inicialmente foi solicitado aos estudantes que fizessem perguntas sobre o que gostariam de saber sobre o tema Petróleo. Com base nas mais de 400 perguntas, foi construída uma sequência de atividades, pautada no Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa que possibilitou trabalhar o tema de forma abrangente. Nesse contexto, a coleta de dados para essa pesquisa foi feita por meio do levantamento das perguntas dos estudantes, complementado pelo diário da pesquisadora, e pela aplicação de questionários junto aos ex-alunos e a professora. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se do método da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013). A análise das perguntas revelou que as escolhas feitas durante o processo de planejamento foram coerentes, tendo em vista que os focos de interesse dos estudantes foram contemplados nas atividades propostas contribuindo para que eles reformulassem suas concepções iniciais sobre o tema. Os questionários, por sua vez, revelaram a aceitação da proposta pelos alunos e pela professora das turmas, à medida que contribuiu para aprendizagem, despertou o interesse, melhorou o relacionamento entre os alunos e a professora em sala de aula, além de fomentar nos alunos o gosto pela investigação. Espera-se, portanto, que essa pesquisa possa contribuir para a formação docente, quanto ao reconhecimento do papel que as perguntas dos alunos exercem no processo de ensino e aprendizado, e das potencialidades de se partir das perguntas para a construção de atividades de ensino
Abstract: This research is based on the presuppositions of Freirean didactics, with emphasis on the notions of dialogue, curiosity, pedagogy of the question and generating themes. This research aimed to understand how students' questions about a given topic can contribute to the elaboration and application of teaching activities. This qualitative research is a case study type. The participants were 134 students from the 3rd grade of High School and the teacher responsible for the classes in which the intervention that constituted this case in question occurred. The students were been invited to ask questions about what they would like to know about Oil. Based on more than 400 questions, a sequence of activities were build based on the Jigsaw Method of Cooperative Learning that made it possible to work on the theme comprehensively. In this context, the data collection for this research was been done by means of the survey of the students' questions, complemented by the diary of the researcher, and by the application of questionnaires with the former students and the teacher. The analysis of the obtained data were been made by using the Discursive Textual Analysis method (MORAES; GALIAZZI, 2013). The analysis of the questions revealed that the choices made during the planning process were consistent, since the focus of interest of the students was included in the proposed activities, helping them to reformulate their initial conceptions on the theme. The questionnaires, in turn, revealed the acceptance of the proposal by the students and the class teacher, as it contributed to learning, aroused interest, improved the relationship between the students and the teacher in the classroom, and fostered in the students the taste for research. It is expected, therefore, that this research can contribute to teacher education, as well as the recognition of the role students' questions play in the teaching and learning process, and the potentialities of asking questions to construct teaching activities
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4658
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAÍS ANDRESSA LOPES DE OLIVEIRA.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.