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dc.contributor.advisorLuciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEMpt_BR
dc.contributor.advisorProf. Dr. Luciano Carvalhais Gomespt_BR
dc.contributor.authorAlves, Fernanda Iassenck de Matospt_BR
dc.date.accessioned2018-08-10T13:58:42Z-
dc.date.available2018-08-10T13:58:42Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Fernanda Iassenck de Matos. Ensino de química para alunos com deficiência visual : subsídios teóricos e práticos. 2018. 235 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4659-
dc.description.abstractThe general objective of this research was to contribute to the initial training of chemistry graduates, through a mini course which addresses some aspects about the teaching of chemistry for people with visual impairment. In this way, we elaborate and execute a minicourse for a Class II, Degree in Chemistry, from a Public University, with the following steps: reflection of historical and legislative concepts around visual impairment, discussion and exemplification of the multi- 1999) and the application of the thematic classes elaborated by the licenciandos for the students with visual deficiency that attends room of support. To assist us in the organization and analysis of the data obtained, we follow the heuristic path suggested by Content Analysis (BARDIN, 1977). The analysis of the initial interview showed that undergraduates presented great insecurity to teach a class for a visually impaired student and the belief that the phenomena of the natural sciences can only be understood through visual representations (seer culture). In the end, the mini-course of Teaching Chemistry for visually impaired students was able to make graduates more confident to interact with a visually impaired student, as well as breaking with the conception that it is only possible to learn through vision. However, he did not manage to consolidate the nine formative needs presented by Carvalho and Gil-Pérez (2011) and the nine inclusive teaching knowledge that Camargo (2012) listsen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Ensinopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores - Ensino de químicapt_BR
dc.titleEnsino de química para alunos com deficiência visual : subsídios teóricos e práticospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coProf. Dr. Éder Pires de Camargopt_BR
dc.contributor.referee1Shalimar Calegari Zanatta - UNESPARpt_BR
dc.contributor.referee2Neide Maria Michellan Kiouranis - UEMpt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa foi contribuir para a formação inicial de licenciandos em Química, por meio de um minicurso o qual aborda alguns aspectos sobre o Ensino de Química para pessoas com deficiência visual. Assim, elaboramos e executamos um minicurso para uma turma de Estágio II, de licenciatura em Química, de uma Universidade Pública, com as seguintes etapas: reflexão de conceitos históricos e legislativos em torno da deficiência visual, discussão e exemplificação da metodologia multisessorial (SOLER, 1999) e aplicação das aulas temáticas elaboradas pelos licenciandos para os alunos com deficiência visual que frequentam sala de apoio. Para nos auxiliar na organização e análise dos dados obtidos, seguimos o percurso heurístico sugerido pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A análise da entrevista inicial mostrou que os licenciandos apresentavam grande insegurança para ministrar uma aula para um aluno com deficiência visual e a crença de que os fenômenos das ciências naturais só podem ser compreendidos por meio das representações visuais (cultura de videntes). Ao final, o minicurso de Ensino de Química para alunos com deficiência visual conseguiu tornar os licenciandos mais confiantes para interagirem com um aluno com deficiência visual, além de romper com a concepção de que só é possível aprender por meio da visão. No entanto ele não consegiu consolidar as nove necessidades formativas apresentadas por Carvalho e Gil-Pérez (2011) e os nove saberes docentes inclusivos elencados por Camargo (2012)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical235 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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