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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4661
Authors: | Gusmão, Lucimar Donizete |
Orientador: | Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM Prof. Dr.Valdeni Soliani Franco |
Title: | A elaboração de uma "epistemologia da imaginação e da intuição" no campo da matemática e implicações para a educação matemática : diálogos com Henri Poincaré e Gaston Bachelard |
Banca: | Cláudia Regina Flores - UFSC |
Banca: | Adlai Ralph Detoni - UFJF |
Banca: | Lucieli Maria Trivizoli da Silva - UEM |
metadata.dc.contributor.referee4: | Luciano Carvalhais Gomes - UEM |
Keywords: | Matemática - Epistemologia;Educação matemática;Matemática - Teoria e filosofia |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Estadual de Maringá |
Citation: | GUSMÃO, Lucimar Donizete. A elaboração de uma "epistemologia da imaginação e da intuição" no campo da matemática e implicações para a educação matemática : diálogos com Henri Poincaré e Gaston Bachelard. 2018. 159 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. |
Resumo: | Nesta tese, de natureza teórica, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá ? UEM, houve a proposta de reunir subsídios para colocar, em suas bases epistemológicas, o problema da elaboração de uma ?epistemologia da imaginação e da intuição? no campo da matemática, visando à educação (em) matemática. Este trabalho apoiou-se na epistemologia e na filosofia da ciência de Henri Poincaré e de Gaston Bachelard, pois ambos trouxeram muitas contribuições relevantes nesse campo e para a nossa pesquisa; suas concepções sobre a construção da ciência, a relação com a matemática e o papel da imaginação e da intuição entram em diálogo em suas obras. A imaginação e a intuição, em complemento à lógica, são motores do pensamento matemático, que, por meio de sua dinamicidade, favorece a criatividade na própria matemática e nas outras ciências. Na tese, muito mais que encontrar respostas, buscamos, a partir de uma discussão coerente, colocar em suas bases a questão da elaboração de uma ?epistemologia da imaginação e da intuição? no campo da matemática. Essa discussão, segundo nosso entendimento, deve ser feita por meio de exemplos do campo da matemática. Eles não são meras ilustrações da teoria, mas permitem colocar em movimento as noções que a imaginação e a intuição fazem emergir no pensamento matemático, constituindo-se, assim, como uma metodologia de pesquisa. Ao escolhermos esse percurso metodológico, procuramos dar visibilidade e sustentabilidade ao problema da elaboração dessa epistemologia. Estamos considerando a imaginação e a intuição em sua dimensão epistemológica, isto é, como processos de acesso ao conhecimento matemático, processos de descoberta e criação dentro da dinâmica interna do conhecimento matemático. No contexto apresentado, é importante esclarecermos que, para o início da pesquisa, elaboramos algumas ideias como ponto de partida da discussão e as chamamos de ?hipóteses de trabalho?. Assim, associamos, incialmente, a intuição (matemática) com a descoberta e a imaginação (matemática) com a criação, tornando-se esta um processo construtivo. Imaginar é criar e é um ato livre, mas não é arbitrário. Essa tese, além de trazer contribuições para o campo da própria filosofia e epistemologia da ciência e da matemática, tem implicações para a educação matemática pelo potencial formativo que a imaginação e a intuição imprimem no ensino da matemática, que possibilita trazer também esclarecimentos, reflexões, argumentações e ideias para os professores de matemática, em formação inicial e continuada, permitindo-lhes a elaboração de metodologias inovadoras para o ensino da matemática, no qual a imaginação, a intuição, a criatividade estejam presentes, além do puramente lógico e algorítmico |
Abstract: | In this thesis, of a theoretical nature that was carried out in the Postgraduate Program in Education for Science and Mathematics of the State University of Maringá - UEM, there was the proposal gathering subsidies to place, in its epistemological basis, the problem of the elaboration of a "Epistemology of imagination and intuition" in the field of mathematics, aiming at (mathematical) education. This work was based on the epistemology and philosophy of science of Henri Poincaré and Gaston Bachelard, because both brought many relevant contributions in this field and for our research; his conceptions of the construction of science, his relation to mathematics, and the role of imagination and intuition establish dialogue in his works. Imagination and intuition, in addition to logic, are the engines of mathematical thinking, which, through its dynamicity, promote creativity in mathematics itself and in other sciences. In the thesis, much more than finding answers, we seek, from a coherent discussion, to put in its basis the question of the elaboration of an "epistemology of imagination and intuition" in the field of mathematics. This discussion, according to our understanding, must be made through examples from the field of mathematics. They are not mere illustrations of theory, but they allow to put in motion the notions that imagination and intuition do emerge in mathematical thought, constituting itself as a research methodology. When choosing this methodological path, we seek to give visibility and sustainability to the problem of the elaboration of this epistemology. We are considering imagination and intuition in its epistemological dimension, that is, as processes of access to mathematical knowledge, discovery and creation processes within the internal dynamics of mathematical knowledge. In the presented context, it is important to clarify that, for the beginning of the research, we elaborate some ideas as starting point of the discussion and we call them "working hypotheses". Thus, we associate, initially, the intuition (mathematics) with the discovery and the imagination (mathematics) with the creation, becoming this a constructive process. To imagine is to create and it is a free act, but it is not arbitrary. This thesis, besides bringing contributions to the field of philosophy and epistemology of science and mathematics itself, has implications for mathematical education by the formative potential that imagination and intuition give to the teaching of mathematics, which makes it possible to bring clarifications, reflections, arguments and ideas for teachers of mathematics in initial and continuing formation. This will allow them to develop innovative methodologies for teaching mathematics in which imagination, intuition and creativity are presented, in addition to the purely logical and algorithmic |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4661 |
Appears in Collections: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
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