Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4669
Autor(es): Lamoglia, Adriana de Fátima
Orientador: Wânia Rezende Silva [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Wânia Rezende Silva
Título: O espetáculo da moda no cinema hollywoodiano : uma análise comparativa dos filmes Cinderela em Paris e O diabo veste Prada
Banca: Zuleika de Paula Bueno - UEM
Banca: Simone Pereira da Costa Dourado - UEM
Banca: Ana Paula Machado Velho - Unicesumar
Palavras-chave: Sociedade;Capitalista ocidental - Moda e cinema;Moda e cinema - Mulher em sociedade;Cinema Hollywoodiano
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LAMOGLIA, Adriana de Fátima. O espetáculo da moda no cinema hollywoodiano : uma análise comparativa dos filmes Cinderela em Paris e O diabo veste Prada. 2016. 110 f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo a análise e a interpretação das possíveis relações existentes entre a moda e o cinema hollywoodiano e a ação desses fenômenos sobre os aspectos culturais da mulher dentro da sociedade contemporânea capitalista ocidental. O cinema, que tem a imagem como principal veículo de comunicação, colabora com a difusão da moda, e seu significado é construído por meio de uma representação que tende a universalizar os costumes e os estilos de vida desta sociedade. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se descrever a construção da moda na modernidade, descrever e interpretar a relação entre moda e cinema e, por fim, descrever, analisar e interpretar a função social da moda nas personagens Jo Stockton, em Cinderela em Paris, e Andrea Sachs, em O diabo veste Prada. Para desenvolver tal reflexão, o trabalho fundamentou-se nas pesquisas documental e bibliográfica, tendo como apoio teórico e principais referências autores como Alcântara, Bauman, Boudieu, Crane, Godartm Halkl, Lipovtsky, Simmel, entre outros, que transitam sobre os temas e levantam definições essenciais ao entendimento do leitor, como a função social e psicossocial da roupa e definições de moda, cinema, distinção, habitus e a ligação entre esses fenômenos
Abstract: This thesis aims at the analysis and interpretation of the possible relationship between fashion and Hollywood cinema and the action of these phenomena on the cultural aspects of women within the Western capitalist contemporary society. The film, which has the image as the main vehicle of communication, collaborates with the spread of fashion, and its meaning is constructed through a representation that tends to universalize the customs and lifestyles of this society. As for specific objectives, it sought to describe the construction of fashion in modernity, describe and interpret the relationship between fashion and film and, final, describe, analyze and interpret the social function of fashion in Jo Stockton characters in Cinderella in Paris, and Andrea Sachs in The devil wears Prada. To develop such reflection, the work was based on documentary and bibliographic research, with theoretical and main support authors references as Alcântara, Bauman, Bourdieu, Crane, Godartm Hall, Lipovetsky, Simmel, among others, passing on the issues and up essential settings to the understanding of the reader, such as social and psychosocial function clothing and fashion settings, cinema, distinction, habitus and the connection between these phenomena
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4669
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA DE FATIMA LAMOGLIA.pdf6,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.