Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4691
Autor(es): Quadros, Raquel dos Santos
Orientador: Maria Cristina Gomes Machado [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Gomes Machado
Título: Bertha Lutz e a construção de condições para a autonomia da mulher brasileira : trabalho, política e educação (1919-1937)
Banca: Maria Isabel Moura Nascimento - UEPG
Banca: Tânia Maria Hetkowski - UNEB
Banca: Analete Regina Schelbauer - UEM
Banca: Ivana Guilherme Simili - UEM
Palavras-chave: Educação;História da educação
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: QUADROS, Raquel dos Santos. Bertha Lutz e a construção de condições para a autonomia da mulher brasileira : trabalho, política e educação (1919-1937). 2018. 228 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar as intervenções nas áreas social, política e educacional que Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976) promoveu na sociedade brasileira, no período de 1919 a 1937, com vistas ao reconhecimento da mulher como cidadã. As fontes que deram suporte para o desenvolvimento da pesquisa foram cartas, discursos, jornais, resoluções, projetos e textos produzidos pela autora. Em consequência da análise desses documentos, a problematização do trabalho se apresenta com a seguinte proposição: Quais as ações em que a educadora Bertha Lutz esteve envolvida com a intenção de possibilitar condições para a autonomia da mulher brasileira? As atividades profissionais, como bióloga e museóloga, política e educadora, demonstraram a importância de se considerar Bertha Lutz uma das expoentes da história da educação no Brasil, no decorrer do século XX. Como delimitação espacial, foi eleita a cidade do Rio de Janeiro a capital do Brasil no período estudado. Tomou-se como ponto inicial da investigação o ano de 1919, época em que ela começou a trabalhar no Museu Nacional até o período de 1937, momento em que deixou de ser deputada pela instalação do Estado Novo. A proposta de pesquisa refere-se à história da educação no Brasil no século XX, por meio do estudo de intelectuais ligados à educação. O tema da pesquisa tem envolvimento com o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE), que se define pela investigação acerca da educação e história da educação, entendida em sua articulação com a sociedade em seus aspectos econômicos, sociais e políticos. Destaca-se que o grupo de pesquisa está conexo ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Verifica-se que as leis, as resoluções, a organização de instituições em diferentes níveis não foram fatos lineares e espontâneos nem consensuais, mas foram travadas lutas, debates ideológicos sobre temas relacionados à educação até que se chegasse a uma suposta resolução. As análises permitiram justificar a tese defendida, que se apresenta na seguinte asserção: para Bertha Lutz, a condição de autonomia para a mulher brasileira como cidadã se daria por três eixos: a área do trabalho, a da política e a da educação. Em consequência dessa perspectiva, no âmbito social Bertha Lutz apresentou subsídios voltados à inserção da mulher no trabalho, projetando uma instituição voltada ao público feminino com a centralidade no trabalho. No âmbito político, atuou com ênfase na defesa dos direitos femininos, no período em que esteve exercendo o cargo de deputada e à frente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, movimento que procurou informar a mulher sobre questões ligadas à história da mulher e seu espaço na sociedade. Na área da educação defendeu um programa que visava a uma prática educativa por meio dos museus. A importância histórica de Bertha Lutz reside nas ações desempenhadas na sociedade brasileira
Abstract: This thesis aims to analyze the interventions in the social, political and educational areas that Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976) promoted in the Brazilian society. This occurred between the periods from 1919 to 1937 for the recognition of women as a citizen. The sources that gave support to the development of the research were letters, speeches, newspapers, resolutions, projects and texts produced by the author. As a result of the analysis of these documents, the questioning of this research is presented with the following question: What actions had the educator Bertha Lutz been involved with the intention of enabling conditions for the autonomy of the Brazilian woman? The professional activities, such as: biologist, museologist, political and educator demonstrated the importance of considering Bertha Lutz one of the exponents of the history of education in Brazil during the 20th century. As spatial demarcation, it was elected Rio de Janeiro city, capital of Brazil, for the period studied. It was taken as the starting point of the investigation the year 1919, when she began working at the National Museum until the period of 1937 and when she ceased to be a member for the installation of the Getúlio Vargas? Estado Novo regime. The research proposal refers to the history of education in Brazil in the 20th century, based on the study of intellectuals linked to education. The subject of this research is involved with the Group of Studies and Research in History of Education, Intellectuals and School Institutions (GEPHEIINSE). This group is defined by research about education and history of education, understood in its articulation with society in its economic, social and political aspects. It is important to note that this research group is linked to the Group of Studies and Research History, Society and Education in Brazil (HISTEDBR). Thus, we verified that the laws, resolutions, the organization of institutions at different levels were not either linear, spontaneous or consensual facts. However, struggles were fought and ideological debates about issues related to education until it was possible to reach a supposed resolution. The analyses allowed the thesis to be justified and presented by the following assertion. According to Bertha Lutz, the condition of autonomy for the Brazilian woman as a citizen would be three axes: work, policy and education. As a result of this perspective, in the social area presented subsidies focused on the insertion of women at work, projecting an institution focused on the female audience with centrality at work. In the political area, she acted with an emphasis on the advocacy of women's rights in the period in which she was acting as a congresswoman and ahead of the Brazilian Federation for Female Progress, a movement that sought to inform the woman about issues related to the history of woman and her space in society. In the area of education, she defended a program that aimed at an educational practice through the museums. Bertha Lutz?s historical importance lies in her actions played in the Brazilian society
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4691
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL DOS SANTOS QUADROS.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.