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Autor(es): Lima, Sara Talitiane Viana Machado Leandro de
Orientador: Maria Cristina Gomes Machado [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Gomes Machado
Título: O periódico A Instrucção Publica : em destaque as publicações sobre o ensino primário (1872-1875)
Banca: Mario Borges Netto - UFT
Banca: Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro - UFU
Banca: Analete Regina Schelbauer - UEM
Banca: Ligiane Aparecida da Silva - UEM
Palavras-chave: História da educação - Brasil;A Instrucção Publica - História da educação;Imprensa - História da educação;Ensino primário - Brasil - Império
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LIMA, Sara Talitiane Viana Machado Leandro de. O periódico A Instrucção Publica : em destaque as publicações sobre o ensino primário (1872-1875). 2018. 140 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: A pesquisa analisou a divulgação do ensino primário no periódico especializado em educação, A Instrucção Publica (1872-1875), enfatizando as propostas para a organização do ensino primário. O periódico foi fundado por José Carlos Alambary Luz, inspetor no Município Neutro e diretor da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro, onde promoveu mudanças para a modernização da instituição, realizando alterações no currículo, como a introdução da disciplina de ginástica e de novos métodos de ensino, com o aprimoramento do espaço físico e a importação de materiais pedagógicos. Em consonância com a sua prática educadora, o periódico permitiu a divulgação de suas proposições, juntamente com a participação de alguns colaboradores. O período de publicação d?A Instrucção Publica apresentava intenso debate sobre a institucionalização da instrução pública em nível internacional. Igualmente no Brasil, nas décadas de 1870 e 1880 vivenciou diversas reformas para a instrução pública. Juntamente às manifestações políticas, a imprensa como espaço de debates e associada à disseminação de diferentes concepções, participou das discussões sobre a oferta de instrução às classes populares. No caso da imprensa especializada em educação considera-se como importante fonte para a História da Educação, pois possibilita compreender as propostas educacionais disseminadas em determinado período histórico, vinculados a interesses que circulam na sociedade. As fontes utilizadas constituem-se de documentos produzidos no século XIX, tais como leis, decretos e relatórios; das edições do periódico; e da historiografia educacional. Os textos utilizados foram publicados no editorial do periódico, em sua maioria, assinados por Alambary Luz. As publicações sobre o ensino primário se desenvolveram em três principais temas: a liberdade de ensino e a obrigatoriedade de frequência, a efetivação da disciplina de ginástica e a divulgação de novos métodos de ensino, quase todos, variações do método intuitivo. Observou-se que o periódico, ao divulgar os métodos de ensino para a instrução primária, demonstrava uma preocupação com a atuação dos professores e pretendia que ao terem acesso aos seus escritos, pudessem apropriar-se e aplicá-los em sua prática educativa. Ao opor-se à liberdade de ensino e legitimar a obrigatoriedade de frequência, acreditava na responsabilidade do Governo de ofertar e regulamentar a instrução popular. Já o ensino de ginástica, era necessário para o preparo do corpo, constituindo parte importante do ensino integral do homem, formado pela tríade da educação física, moral e intelectual. Por fim, as discussões apresentadas no periódico representam parte das discussões travadas pela sociedade, que defendia a oferta de instrução pública às classes populares para promover a modernização do país
Abstract: This paper presents the results of a qualitative research whose objective was to understand the potentialities that emerge from the use of autoscopy, in an educational context, for the formation of the reflexive practice of undergraduate students in Chemistry, who participated in a program of initiation to teaching. In the studied context, three-phase autoscopy was used during the application of Didactic Sequences on Chemical and Hydrocarbon Bonds for 1st grade students. and 3rd. year of the Secondary Education that are part of the subproject of Chemistry / PIBID-UEM. In order to answer the research question "What are the potential of autoscopy for the reflections of pibidians, in teaching situations, in the school context in Chemistry classes?", A methodological path was sought that includes the following steps: application of a questionnaire at the beginning and end of activities, replanning and application of didactic sequences. Data analysis was performed based on Bardin (2014) and obtained through different instruments and video recording. The results of this research reveal that autoscopy, in the context investigated, presents elements of reflection on action and reflection for action. Thus, although it is a complex process, it was possible to identify the positive effects of autoscopy at several moments, such as: in the registers, in the discussions, in the collaborative and individual moments of teacher training, especially on reflective practice
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4692
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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