Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4693
Autor(es): Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
Orientador: Neide Maria Michellan Kiouranis [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Neide Maria Michellan Kiouranis
Título: Prática reflexiva na formação inicial de professores : intervenções no PIBID/Química por meio da autoscopia
Banca: Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão - IPCB
Banca: Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Palavras-chave: Professores - Formação inicial;Autoscopia - PIBID
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá.
Citação: TAKAHASHI, Danieli Azanha Gazzoni. Prática reflexiva na formação inicial de professores : intervenções no PIBID/Química por meio da autoscopia. 2018. 161 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo compreender quais as potencialidades que emergem do emprego da autoscopia, em contexto educativo, para a formação da prática reflexiva de estudantes de Licenciatura em Química, que participavam de um programa de iniciação à docência. No contexto estudado, a autoscopia trifásica foi utilizada durante a aplicação de Sequências Didáticas sobre Ligações Químicas e Hidrocarbonetos, para alunos de 1º. e 3º. ano do Ensino Médio que fazem parte do subprojeto de Química/PIBID-UEM. Para responder a questão de pesquisa ?Quais as potencialidades da autoscopia para as reflexões de pibidianos, em situações de atividades de docência, no contexto escolar em aulas de Química??, buscou-se um percurso metodológico que compreende as seguintes etapas: aplicação de um questionário no início e final das atividades, replanejamento e aplicação de sequências didáticas. A análise dos dados foi realizada com base em Bardin (2014) e obtida por meio de diferentes instrumentos e da videogravação. Os resultados desta pesquisa revelam que a autoscopia, no contexto investigado, apresenta elementos da reflexão sobre a ação e reflexão para a ação. Dessa forma, embora se trate de um processo complexo, foi possível identificar os efeitos positivos da autoscopia, em vários momentos, tais como: nos registros, nas discussões, nos momentos colaborativos e individual da formação de professores, notadamente, sobre a prática reflexiva
Abstract: This paper presents the results of a qualitative research whose objective was to understand the potentialities that emerge from the use of autoscopy, in an educational context, for the formation of the reflexive practice of undergraduate students in Chemistry, who participated in a program of initiation to teaching. In the studied context, three-phase autoscopy was used during the application of Didactic Sequences on Chemical and Hydrocarbon Bonds for 1st grade students. and 3rd. year of the Secondary Education that are part of the subproject of Chemistry / PIBID-UEM. In order to answer the research question "What are the potential of autoscopy for the reflections of pibidians, in teaching situations, in the school context in Chemistry classes?", A methodological path was sought that includes the following steps: application of a questionnaire at the beginning and end of activities, replanning and application of didactic sequences. Data analysis was performed based on Bardin (2014) and obtained through different instruments and video recording. The results of this research reveal that autoscopy, in the context investigated, presents elements of reflection on action and reflection for action. Thus, although it is a complex process, it was possible to identify the positive effects of autoscopy at several moments, such as: in the registers, in the discussions, in the collaborative and individual moments of teacher training, especially on reflective practice
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4693
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL AZANHA GAZZONI TAKAHASHI.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.