Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeide Maria Michellan Kiouranis [Orientador] - UEMpt_BR
dc.contributor.advisorProf.ª Dr.ª Neide Maria Michellan Kiouranispt_BR
dc.contributor.authorTakahashi, Danieli Azanha Gazzonipt_BR
dc.date.accessioned2018-08-14T13:12:02Z-
dc.date.available2018-08-14T13:12:02Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationTAKAHASHI, Danieli Azanha Gazzoni. Prática reflexiva na formação inicial de professores : intervenções no PIBID/Química por meio da autoscopia. 2018. 161 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4693-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a qualitative research whose objective was to understand the potentialities that emerge from the use of autoscopy, in an educational context, for the formation of the reflexive practice of undergraduate students in Chemistry, who participated in a program of initiation to teaching. In the studied context, three-phase autoscopy was used during the application of Didactic Sequences on Chemical and Hydrocarbon Bonds for 1st grade students. and 3rd. year of the Secondary Education that are part of the subproject of Chemistry / PIBID-UEM. In order to answer the research question "What are the potential of autoscopy for the reflections of pibidians, in teaching situations, in the school context in Chemistry classes?", A methodological path was sought that includes the following steps: application of a questionnaire at the beginning and end of activities, replanning and application of didactic sequences. Data analysis was performed based on Bardin (2014) and obtained through different instruments and video recording. The results of this research reveal that autoscopy, in the context investigated, presents elements of reflection on action and reflection for action. Thus, although it is a complex process, it was possible to identify the positive effects of autoscopy at several moments, such as: in the registers, in the discussions, in the collaborative and individual moments of teacher training, especially on reflective practiceen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá.pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formação inicialpt_BR
dc.subjectAutoscopia - PIBIDpt_BR
dc.titlePrática reflexiva na formação inicial de professores : intervenções no PIBID/Química por meio da autoscopiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão - IPCBpt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Pimentel da Silveira - UEMpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo compreender quais as potencialidades que emergem do emprego da autoscopia, em contexto educativo, para a formação da prática reflexiva de estudantes de Licenciatura em Química, que participavam de um programa de iniciação à docência. No contexto estudado, a autoscopia trifásica foi utilizada durante a aplicação de Sequências Didáticas sobre Ligações Químicas e Hidrocarbonetos, para alunos de 1º. e 3º. ano do Ensino Médio que fazem parte do subprojeto de Química/PIBID-UEM. Para responder a questão de pesquisa ?Quais as potencialidades da autoscopia para as reflexões de pibidianos, em situações de atividades de docência, no contexto escolar em aulas de Química??, buscou-se um percurso metodológico que compreende as seguintes etapas: aplicação de um questionário no início e final das atividades, replanejamento e aplicação de sequências didáticas. A análise dos dados foi realizada com base em Bardin (2014) e obtida por meio de diferentes instrumentos e da videogravação. Os resultados desta pesquisa revelam que a autoscopia, no contexto investigado, apresenta elementos da reflexão sobre a ação e reflexão para a ação. Dessa forma, embora se trate de um processo complexo, foi possível identificar os efeitos positivos da autoscopia, em vários momentos, tais como: nos registros, nas discussões, nos momentos colaborativos e individual da formação de professores, notadamente, sobre a prática reflexivapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical161 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL AZANHA GAZZONI TAKAHASHI.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.