Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4694
Autor(es): Rhea, Vanessa Cristina
Orientador: Lucieli Maria Trivizoli da Silva [Orientador] - UEM
Prof.ª Dr.ª Lucieli Maria Trivizoli da Silva
Título: O uso da história da matemática nas produções do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná
Banca: Eliane Maria de Oliveira Araman - UTFPR
Banca: Valdeni Soliani Franco - UEM
Palavras-chave: Cadernos PDE - Artigos;Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - Paraná (Estado);História na educação matemática;História da matemática
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: RHEA, Vanessa Cristina. O uso da história da matemática nas produções do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná. 2018. 100 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve o propósito de identificar e analisar como a História da Matemática tem aparecido nos artigos finais produzidos por professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná, o qual é um Programa de formação continuada do estado. Para tanto, selecionamos dentre todos os artigos que foram produzidos no PDE na área da Matemática, aqueles que abordavam a História da Matemática, que foram produzidos pelas turmas e publicados nos Cadernos PDE dos anos de 2007 a 2010 e de 2012 a 2014. Obtivemos um total de 56 trabalhos que se tornaram nosso objeto de estudo. Baseando-nos na análise de conteúdo e organizando os dados em cinco categorias, analisamos essas produções nos seguintes segmentos: os autores dos artigos, os sujeitos participantes das pesquisas e os temas abordados, o referencial teórico sobre a História da Matemática, a abordagem e o uso da História da Matemática e, por fim, a avaliação e os resultados obtidos nos artigos. Quanto à caracterização da abordagem da História da Matemática, nos baseamos nas possibilidades trazidas por Tzanakis e Arcavi no capítulo Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey da obra History in Mathematics Education (2000). Por meio da análise, observamos que os professores utilizaram essa estratégia de ensino nas suas implementações, na maioria dos casos, com o intuito de motivar as aulas de matemática e de trabalhar conteúdos que normalmente os alunos apresentam dificuldades. Foi comum os autores utilizarem textos históricos para introduzir informações, seguidos de resolução de problemas, e também estimular os alunos a realizarem pesquisas sobre temas históricos utilizando a internet. Os alunos participaram das aulas e interagiram, demonstrando interesse nas atividades, mas nem sempre apresentaram resultados satisfatórios ao serem avaliados. Com esta pesquisa evidenciamos que os professores do ensino básico validaram a utilização da História da Matemática como estratégia de ensino para a implementação de suas produções didático-pedagógicas. Isso reforça a importância sobre a utilização da História da Matemática em sala de aula, entretanto outros aspectos ainda necessitam ser explorados para que ela seja efetivamente utilizada como estratégia didática
Abstract: This research aims to analyse how the History of Mathematics has been covered in final articles produced by teachers who participated in the Educational Development Program (PDE) in the state of Parana - a program of continuing education for teachers. In order to do so, we selected the articles produced in the PDE in the field of mathematics that approached the History of Mathematics, which were produced by the classes and published in the PDE Journals from 2007 to 2010 and from 2012 to 2014. We obtained a total of 56 works, which were our study goal. Based on the analysis of content, we organized data into the following 5 categories: the authors of the articles, the subjects taking part in the research and topics covered, the theoretical reference on the History of Mathematics, the approach and the use of the History of Mathematics and, finally, the evaluation and the findings obtained in the articles. Concerning the characterization of the approach of the History of Mathematics, we are based on the possibilities proposed by Tzanakis and Arcavi in the chapter Integrating History of Mathematics in the classroom: an analytic survey from the book History in Mathematics Education (2000). Through the analysis, we observed that teachers use this teaching strategy in most cases to motivate a math class and to work on content that students usually have difficulties. It is common to use historical texts to introduce information, followed by problem solving, and also to stimulate students to carry out research on historical themes using the Internet. Although students participate actively in the classes and interact, showing interest in the activities, they do not always present satisfactory results when evaluated. Therefore this research indicates that teachers of basic education validate the use of the History of Mathematics as a teaching strategy for the implementation of their educational pedagogical works. This reinforces the importance of using the History of Mathematics in the classroom. However, other aspects still need to be explored so that it is effectively used as a teaching strategy
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4694
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA CRISTINA RHEA.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.