Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/471
Autor(es): Costa, Paula Gabriela da
Orientador: Ricardo Massato Takemoto
Título: O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
Título(s) alternativo(s): Traditional knowledge and scientific knowledge about the fish of the Paraná River by elementary students (Porto Rico-Paraná)
Banca: André Luis de Oliveira - UEM
Banca: Orlando Moreira Filho - UFSCAR
Banca: Jandira Liria Biscalquini Talamoni - UNESP
Palavras-chave: Etnoconhecimento;Conhecimento científico;Diálogo dos saberes;Educação básica;Educação ambiental;Rio Paraná;Paraná (Estado);Brasil.;Ethnoknowledge;Scientific knowledge;Dialogue of knowledge;Basic education;Paraná (State);Brazil.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O conhecimento tradicional na pesca compreende um conjunto de práticas e habilidades adquiridas pelas comunidades de pescadores artesanais em sua relação com o ambiente aquático e com a sociedade. Com a inclusão do etnoconhecimento nas salas de aula, os alunos tem a possibilidade de compreender a integração entre o conhecimento científico e o saber tradicional, a fim de desenvolver o senso de conservação e preservação ambiental. Com o intuito de promover o diálogo entre os saberes tradicional e científico, esta pesquisa foi realizada em um colégio Estadual, localizado na cidade de Porto Rico, Paraná, Brasil, sendo para isto, adotada a pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas, entrevistas, diário de campo e gravações de áudio e vídeo no decorrer da aplicação de uma sequência didática. Para a análise do conteúdo utilizamos a técnica proposta por Bardin. Como resultado a esta pesquisa compreendemos que a construção dos conhecimentos tradicionais está diretamente relacionada ao representante de uma geração mais antiga e que a inserção do diálogo entre os saberes tradicional e científico no ambiente escolar contribui para formação de uma atitude crítica e participativa dos alunos.
Abstract: Traditional knowledge in fishing comprises a set of practices and skills acquired in artisanal fishing communities in its relation to the aquatic environment and society. With the inclusion of ethnoknowledge in the classroom the students have the ability to understand the integration of scientific knowledge and traditional knowledge in order to develop the spirit of conservation and environmental protection. In order to promote dialogue between traditional and scientific knowledge, this study was conducted in a school, located in Porto Rico, Paraná, Brazil. We adopted the participant research. Data collection was conducted through questionnaires with open questions, interviews, field diary and recording audio and video during the application of a didactic sequence. We use the proposed Bardin to analyze content. As a result of this research we understand that the construction of traditional knowledge is directly related to representative of an older generation and insertion of dialogue between traditional and scientific knowledge in the school environment contributes to formation of a critical and participatory attitude of students.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/471
Aparece nas coleções:3.2 Tese - Ciências Biológicas (CCB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000225333.pdf652,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.