Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria das Graças de Lima [Orientador] - UEMpt_BR
dc.contributor.advisorProf.ª Dr.ª Maria das Graças de Limapt_BR
dc.contributor.authorBertoldo, Máriopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-29T12:44:50Z-
dc.date.available2018-08-29T12:44:50Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationBERTOLDO, Mário. Roteiros de trabalho de campo no município de Campo Mourão/PR : contribuição da geografia para o ensino fundamental e médio. 2017. 109 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4730-
dc.description.abstractOne of its main purposes of the Geography studies is to understand the concept of geographic space. Due to theses hypotheses, one of ways of interpreting that concept is a using to fieldwork operation as method of teaching and learning. This method of teaching is based on fieldwork deserves a curricular practice about the geography concepts. Experiences obtained during those practice warrant the production this master's degree dissertation, which has proposed to investigate the teaching strategies potentiality from teaching ones, discuss the importance about fieldwork as a teaching methodology for promoting the geographic science understanding, as well as the school geographic contents, a using to it, according to an analysis from the benefits that fieldwork has, the objective being of study the High School and every activities carried out in the 2015-2016 school years in College State Teacher Ivone Soares Castanharo ? in Campo Mourão, Paraná State in Brazil. The procedures adopted for this fieldwork and realization about that practice at school, plans regarding to environmental education topic; approaching the continents like some pluvial erosion, anthropic actions at parks in Campo Mourão City and, photographic register under fieldwork activities in Geography. We analyze the adoption by geography teachers, hence they report their results. We understand, as concluding remarks, in spite of some methodological and structural difficulties, the fieldwork has showed an excellent way for teaching a using to geographic contents understandingen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeografia - Metodologiapt_BR
dc.subjectGeografia - Educação básicapt_BR
dc.subjectGeografia - Ensinopt_BR
dc.titleRoteiros de trabalho de campo no município de Campo Mourão/PR : contribuição da geografia para o ensino fundamental e médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Karine Bueno Vargas - UELpt_BR
dc.contributor.referee2Claudivan Sanches Lopes - UEMpt_BR
dc.description.resumoUm dos principais objetivos da disciplina de Geografia é entender o conceito de espaço geográfico. Partindo dessa hipótese, uma das formas de interpretar esse conceito é pela exploração do Trabalho de Campo como metodologia de ensino e aprendizagem. A metodologia de ensino baseada no Trabalho de Campo destaca-se como um recurso eficiente para dinamizar a prática curricular dos conceitos da geografia. As experiências obtidas durante essas práticas justificam a elaboração desta dissertação, que propôs investigar a potencialidade dessa estratégia de ensino, discutir a importância da aula de campo como metodologia didática para facilitar a compreensão da ciência geográfica e dos conteúdos geográficos escolares, nela propostos, com base em uma análise dos benefícios que a aula de campo proporciona, tendo como objeto de estudo o Ensino Fundamental e Médio, e como experiência, as atividades realizadas nos anos letivos de 2015 e 2016 no Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo no Município de Campo Mourão, Estado do Paraná. Os procedimentos adotados para esse trabalho foram: leituras de publicações de autores clássicos e contemporâneos acerca do tema, pressupostos norteadores do Trabalho de Campo e a efetivação dessa prática no ambiente escolar; roteiros dirigidos para a temática da educação ambiental, abordando conteúdos como a erosão pluvial, as ações antrópicas nos parques da cidade e registro fotográfico nas atividades de Trabalho de Campo em geografia. Analisamos, também, as práticas adotadas por professores de geografia, em que os mesmos descrevem suas experiências obtidas no Trabalho de Campo, expondo seus resultados. Como considerações finais, percebemos que mesmo com algumas dificuldades metodológicas e estruturais, o Trabalho de Campo tem se mostrado uma excelente ferramenta de ensino, no entendimento dos conteúdos geográficospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical109 f.pt_BR
dc.subject.cnpq2Geografia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIO BERTOLDO.pdf6,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.