Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5075
Autor(es): Melo, Sandra Maria de
Orientador: Alice Michiyo Takeda
Título: Os desconhecidos canais da planície aluvial do alto rio Paraná : a resposta ecológica das ninfas de Ephemeroptera.
Banca: Angelo Antonio Agostinho - Nupélia/UEM
Banca: Luiz Carlos Gomes - Nupélia/UEM
Banca: Eduardo Domínguez
Banca: Frederico Falcão Salles
Palavras-chave: Ninfas de Ephemeroptera (Insecta);Comunidades ecológicas;Substrato artificial;Planície aluvial;Alto rio Paraná;Zoobentos de água doce;Brasil.;Nimphs of Ephemeroptera (Insecta);Artificial substrates;Freshwater zoobenthos;Invertebrates biodiversity;Alluvial plain;Paraná River floodplain;Brazil.
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Neste trabalho foram avaliadas a composição, densidade e dominância de ninfas de Ephemeroptera nos substratos artificiais instalados em três principais canais da planície aluvial do alto rio Paraná (rios Paraná, Ivinhema e Baía), bem como a influência da profundidade (estratos da coluna de água) e algumas variáveis ambientais, como temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, transparência e velocidade da água. As amostras foram coletadas mensalmente, no período de janeiro de 2004 a março de 2005. A estrutura do substrato artificial foi composta por uma bóia (estrato BO), localizada na superfície da água, e duas placas de madeira em forma de X localizadas em diferentes profundidades. Verificaram-se diferenças significativas entre os rios em relação as variáveis ambientais, e entre os rios e estratos em relação a densidade de Ephemeroptera. Americabaetis alphus (Baetidae) foi dominante na maioria dos estratos dos rios. Na planície aluvial do alto rio Paraná foram registradas pela primeira vez as seguintes espécies: Baetodes sp., Camelobaetidius sp., Guajirolus sp. (Baetidae), Tricorythodes nova espécie, Traverhyphes sp. (Leptohyphidae), Traverella sp., Thraulodes sp., Farrodes sp. (Leptophlebiidae) e Asthenopus sp. (Polymitarcyidae). Na fauna bêntica, foram avaliadas diferenças na composição e densidade de ninfas de Ephemeroptera presentes nos rios Paraná, Ivinhema e Baía, relacionado-as com as variáveis físicas e químicas da água e verificando a dominância das espécies em relação ao tipo de ambiente. As amostras foram coletadas mensalmente com auxílio de um pegador de fundo tipo Petersen modificado no período de agosto de 2003 a janeiro de 2005. O diagrama de ordenação da Análise de Correspondência Canônica (ACC) mostrou nítida separação da comunidade de ninfas de Ephemeroptera em virtude das características físicas dos ambientes, como transparência da água, profundidade, velocidade de correnteza, areia grossa, matéria orgânica particulada fina (MOPF), matéria orgânica particulada grossa (MOPG), areia fina, lama e seixos, influenciando na dominância das espécies de cada canal. Esse estudo mostrou que as ninfas de Ephemeroptera são ótimas bioindicadoras podendo ser, até mesmo, utilizadas como sentinela ambiental das grandes mudanças, e foi demonstrado também que depois de quase vinte anos de pesquisa zoobentônica e de fauna associada às macrófitas aquáticas, a biodiversidade de invertebrados é ainda pouco conhecida na planície de inundação do alto rio Paraná.
Abstract: 
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5075
Aparece nas coleções:3.2 Tese - Ciências Biológicas (CCB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000163465.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.