Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5251
Autor(es): AGOSTINHO, A.A.; JÚLIO JÚNIOR, H.F.
Orientador: 
Título: Peixes de outras águas: ameaça ecológica
Palavras-chave: Peixes nativos;Espécies introduzidas;Piscicultura;Brasil.;Fish nonindigenous;Invasion species;Brazil.
Resumo: Criar peixes trazidos de outros países ou regiões em áreas fechadas, ou soltá-los em rios e lagos, para melhorar o rendimento da pesca - ou qualquer outra razão - parecia ser, durante muito tempo, ótima idéia. Hoje, pesquisas cientiíficas revelam que espécies estranhas, soltas de propósito ou liberadas por acidentes, podem alterar profundamente os ecossistemas aquáticos que invadem, prejudicando e até extinguindo peixes nativos, espalhando doenças e parasitas e afetando o equilíbrio ecológico, com conseqüências também para o homem. Isso está acontecendo no Brasil, onde as introduções de peixes, nas fazendas de piscicultura, nos clubes de 'pesque-pague' ou nos lagos formados por barragens de usinas hidrelétricas, quase sempre dispensam estudos prévios. A ameaça que essa prática representa, no entanto, poderia ser minimizada com a adoção de critérios rigorosos e avaliações científicas dos impactos ecológicos das novas espécies.
Abstract: 
Descrição: AGOSTINHO, Angelo Antonio; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira. Peixes de outras águas: ameaça ecológica. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v.21, n.124, p.36-44,1996.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5251
Aparece nas coleções:1.2 Artigo - Ciências Biológicas (CCB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
189.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.