Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5311
Autor(es): AGOSTINHO, A.A.; HAHN, N.S.; GOMES, L.C.; BINI, L.M.
Título: Estrutura trófica
Palavras-chave: Estrutura trófica;Paraná, Rio;Brasil.;Trophic structure;Paraná, River;Brazil.
Resumo: Introdução - O alimento tomado pelos peixes de uma comunidade permite reconhecer nela grupos tróficos distintos e inferir acerca de sua estrutura, grau de importância dos diferentes níveis tróficos e inter-relações entre seus componentes. - Uma das classificações mais antigas no que se refere à diversidade de itens ingeridos pelos peixes foi proposta por Nikolsky (1963), ao estabelecer três categorias de peixes, ou seja: (a) monofágicos, que consomem somente um tipo de alimento, (b) estenofágicos, mantidos a partir de um sortimento limitado de tipos de alimento, e (c) eurifágicos, que possuem dieta mista. Já Marlier (1967), estudando a comunidade de peixes do lago Redondo - AM, levou em conta também os tipos de fontes alimentares explorados pelos peixes[...]. - Observação: O trabalho, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo do capítulo digital.
Descrição: AGOSTINHO, Angelo Antonio; HAHN, Norma Segatti; GOMES, Luiz Carlos; BINI, Luis Maurício. Estrutura trófica. In: VAZZOLER, Anna Emília Amato de Moraes; AGOSTINHO, Angelo Antonio; HAHN, Norma Segatti (Ed.). A Planície de inundação do alto rio Paraná: aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos. Maringá: EDUEM, 1997. cap.II.6, p.229-248.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5311
Aparece nas coleções:4.2 Capítulos - Ciências Biológicas (CCB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
353.pdf430,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.