Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGiani, Luiz Antonio Afonso-
dc.contributor.authorSantos, Tadeu dos-
dc.date.accessioned2019-05-02T15:34:50Z-
dc.date.available2019-05-02T15:34:50Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Tadeu dos. Arte, identidade e transformações na cestaria Kaingang da terra indígena Ivaí, no contexto de fricção interétnica. 2018. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5347-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the transformations observed in the graphic patterns, weaving, dyeing and use of different materials in the Kaingang basketwork. The methodology articulates theoretical references related to the theories of ethnicity, dialectical materialism and depth hermeneutics to investigate Kaingang Basketwork transformations, due to interethnic contact. These references are used with data collected in the field research on basketry produced by the Kaingang group of T.I.Ivaí marketed in urban centers. Theoretical references involve reflections on ethnicity, intercontinental friction and indigenous art. Field research, carried out with the Kaingang artisans, made possible the knowledge about the creation of basketry in relation to the processes of building the identity of the group in the current context of interethnic friction. The results of this study show that Kaingang handicrafts and art are transformed in the scope of artisanal production and the simple circulation of merchandise to meet human needs, and extend their aesthetic dimensions in hybridization with contemporary art. The commercialization of indigenous basketry in cities turns it into a commodity, yet it does not steal its symbolic potential as an object that expresses values of Kaingang aesthetics and culture, tied to its worldview. In conclusion the present study affirms that the phenomenon of the interethnic friction of the indigenous with the nonindigenous people in the municipality of Maringá has specificities that are manifested through an excludent mechanism that places the indigenous groups in dependence of the material resources available in the urban center.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolíticas sociais - Índios Kaingang - Arte contemporâneapt_BR
dc.subjectCultura indígena - Artesanistapt_BR
dc.titleArte, identidade e transformações na cestaria Kaingang da terra indígena Ivaí, no contexto de fricção interétnicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo consiste na análise das transformações observadas nos padrões gráficos, trançados, tingimentos e uso de materiais diversos na cestaria Kaingang. A metodologia articula referenciais teóricos relacionados às teorias da etnicidade, ao materialismo dialético e à hermenêutica de profundidade para investigar as transformações da cestaria Kaingang, em decorrência do contato interétnico. Estes referenciais são utilizados com dados levantados na pesquisa de campo sobre a cestaria produzida pelo grupo Kaingang da T.I. Ivaí comercializada em centros urbanos. Os referenciais teóricos envolvem reflexões sobre etnicidade, fricção interétnica arte indígena. As pesquisas de campo, realizadas junto aos indígenas Kaingang, possibilitaram o conhecimento sobre a criação da cestaria em relação aos processos de construção da identidade do grupo no contexto atual de fricção interétnica. Os resultados deste estudo evidenciam que o artesanato e arte da cestaria Kaingang transformam-se no âmbito da produção artesanal e da circulação simples de mercadoria, para atendimento das necessidades humanas, e alargam suas dimensões estéticas, na hibridação com a arte contemporânea. A comercialização da cestaria indígena nas cidades a transforma em mercadoria, contudo não rouba seu potencial simbólico enquanto objeto que expressa valores da estética e cultura Kaingang, atrelada à sua cosmovisão. Em conclusão o presente estudo afirma que o fenômeno da fricção interétnica dos indígenas com os não indígenas no município de Maringá, possui especificidades que se manifestam por meio de mecanismo excludente, que coloca os grupos indígenas na dependência dos recursos materiais disponíveis no centro urbano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)pt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1CNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.localMaringapt_BR
dc.subject.cnpq2CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TADEU MESTRADO .pdf7,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.