Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5372
Autor(es): Szlachta Junior, Arnaldo Martin
Orientador: Menezes, Sezinando Luiz
Título: Os tipos brasileiros de Albert Eckhout, a glorificação do exótico e sua repercussão em livros didáticos presentes nos guias PNLD
Palavras-chave: Eckhourt, albert van der, (ca1610-ca1665);Livros didáticos;Pintura holandesa - Brasil;Brasil
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin. Os tipos brasileiros de Albert Eckhout, a glorificação do exótico e sua repercussão em livros didáticos presentes nos guias PNLD. 2019. 353 f. Tese (doutorado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências HUmanas, Letras e Artes, 2019, Maringá, PR.
Resumo: Com a invasão holandesa no Nordeste, na primeira metade do século XVII, tivemos a presença de pintores de formação pela primeira vez na América. O artista holandês Albert Eckhout, da Corte de Maurício de Nassau, pintou, entre outras obras, um grupo de oito grandes telas de casais, homens e mulheres, isto é, uma tipologia sobre os habitantes do Brasil, Homem Negro, Mulher Negra, Homem Mulato, Mulher Mameluca, Homem Tupi, Mulher Tupi, Homem Tapuia e Mulher Tapuia, Dom Miguel de Castro, Emissário do Rei do Congo, Servo de D. Miguel de Castro com Cesto decorado, Servo de D. Miguel de Castro com presa de elefante, também se dedicou à pintura descrita de catálogos de plantas e animais. As pinturas de Eckhout estabeleceram várias novidades que mudaram os esquemas de representação que predominavam até aquele momento. À primeira vista, as suas enormes telas apresentam, por meio de uma visão europeia, uma concepção de valorização do exótico e a concepção, na perspectiva da época, de rompimento com o imaginário americano, inaugurando um ideal de beleza sobre a América e destacando suas cores, luminosidades e traços étnicos. Procuramos, por meio de uma pesquisa nos livros didáticos no catálogo PNLD, enxergar como essa visão do exótico está presente nas narrativas e atividades do livro didático influênciado pelas permanências do olhar eurocêntrico da história pública e colaborando com ela
Abstract: With the Dutch presence in northeastern Brazil has for the first time painters with an academic formation in America in the first part of the seventeenth century, the Dutch painter Albert Eckhout of the court of Maurice of Nassau painted, among other works, a group of eight large canvases of couples, men and women, that is, a typology about the inhabitants of Brazil: Homem Negro, Mulher Negra, Homem Mulato, Mulher Mameluca, Homem Tupi, Mulher Tupi, Homem Tapuia e Mulher Tapuia Dom Miguel de Castro, emissário do Rei do Congo, Servo de D. Miguel de Castro com Cesto decorado, Servo de D. Miguel de Castro com presa de elefante, he dedicated himself to the described painting of catalogs of Brazilian animals and plants. Eckhout's works bring novelties that have changed since then, the forms of representation. In an analysis, their great screens present, through the European vision, a look of appreciation of the exotic that is an understanding of the time, giving a rupture with the American imaginary that there was, innovating the perspective of beauty on America emphasizing its colors, luminosities and ethnic traits. This work have used the high school books available in PNLD Brazilian's catalog, to see how the exotic vision present in narratives and lessons on school books are being influenced by the permanence of this Eurocentric view of Public History and help with it
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5372
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL ENTREGACORRETO.pdf129,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.