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dc.contributor.authorLara, Letícia Suzane Moureira dept_BR
dc.contributor.otherVerdu, Fabiane Cortezpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Administraçãopt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T18:28:47Z-
dc.date.available2019-08-14T18:28:47Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5408-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Fabiane Cortez Verdupt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Administração)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Dep. de Administração, 2015pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em uma sociedade globalizada na qual a concorrência está cada vez mais acirrada, entrar no mercado internacional tem sido uma das estratégias adotadas por pequenas e médias empresas para poder se manter competitivas com menor dependência do mercado doméstico. Diante deste cenário e baseando-se na abordagem comportamental, o objetivo desta pesquisa foi compreender como ocorreu o processo de internacionalização de duas empresas maringaenses. Para alcançar o objetivo proposto apresentam-se os seguintes objetivos específicos: (1) Identificar as estratégias de internacionalização de duas empresas da cidade de Maringá/PR; (2) Identificar as motivações da internacionalização de duas empresas da cidade de Maringá/PR, (3) Identificar os facilitadores da internacionalização de duas empresas da cidade de Maringá/PR, (4) Identificar os dificultadores de internacionalização de duas empresas da cidade de Maringá/PR e (5) Identificar os benefícios decorrentes da internacionalização de duas empresas da cidade de Maringá/PR. Para desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com estudo comparativo de casos em duas empresas maringaenses, nos quais as evidências foram coletadas por meio de entrevistas semi estruturadas com os responsáveis pelas negociações internacionais e ainda de observações não-participantes. Com base nos resultados obtidos na pesquisa pode-se constatar que o processo de internacionalização da DB1 foi desde o início de suas operações, tendo como estratégias de ingresso em mercados externos as exportações diretas, enquanto a ZM Bombas foi caracterizada como modelo gradual iniciando suas vendas no mercado internacional por meio de exportações indiretas, porém em ambos os casos estudados foram realizados IDEpt_BR
dc.description.abstractAbstract: In a globalized society where competition is increasingly fierce, entering the international market has been one of the strategies adopted by small and medium enterprises in order to remain competitive with less dependence on the domestic market. Against this background and based on the behavioral approach, the this study aimed to understand how the process of internationalization occurs in two companies city of Maringa. To achieve the proposed aim we chose the following specific objectives: (1) Identify the internationalization strategies of two companies of the city of Maringa/PR; (2) Identify the motivations of internationalization of two companies of the city of Maringa/PR, (3) Identify the facilitators of the internationalization of two companies of the city of Maringa/PR, (4) Identify the hindering of the internationalization of two companies of the city of Maringa/PR and (5) Identify the benefits of internationalization of two companies of the city of Maringa/PR. In order to develop this research it was adopted a qualitative-descriptive approach, with comparative study of case in two companies from Maringa in which the evidence was collected through semi-structured interviews with those responsible for international negotiations and even non-participant observations. Based on the results of the survey it can be seen that the DB1 company internationalization process was from the beginning of its operations, with the entry strategies in foreign markets were direct exports while ZM process was characterized as gradual model starting sales in the international market through indirect exports, but in both cases were made IDEpt_BR
dc.format.extent81 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias empresariais - Internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas - Internacionalização - Motivadores e facilitadorespt_BR
dc.subjectInternacionalização - Empresas - Dificultadores e benefíciospt_BR
dc.subjectInternacionalização - Empresas - Maringá (PR)pt_BR
dc.subject.ddc658.1149pt_BR
dc.titleO processo de internacionalização de empresas maringaensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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