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Autor(es): Paula, Andressa
Título: A revista A Cruzada e a "boa imprensa" católica no Paraná (1926-1931)
Palavras-chave: A Cruzada - Revista católica - Análise do discurso;Igreja Católica - Paraná (PR);História das religiões - Religiosidades
Data do documento: 2018
Citação: PAULA, Andressa. A revista A Cruzada e a "boa imprensa" católica no Paraná (1926-1931). 2018. 127 f. Dissertação (mestrado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de História, 2018, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: A análise dos discursos acerca dos usos da imprensa e da leitura presentes na revista católica A Cruzada constitui o foco dessa investigação. O recorte espaço-temporal refere-se ao estado do Paraná, e os anos de 1926 a 1931 que correspondem aos cinco anos de circulação mensal do periódico. Lançada em 19 de março de 1926, essa revista curitibana esteve sob a direção dos leigos da Mocidade Católica Paranaense e do Padre Antonio Mazzarotto. A metodologia adotada está ancorada na análise das 55 edições lançadas no período, a partir das quais traçamos o panorama do grupo responsável pelo impresso, sua comercialização, as estratégias gráficas e editoriais, e a identificação dos principais temas veiculados em suas páginas. (CRUZ; PEIXOTO, 2007; LUCA, 2008; MARTINS, 2008) Os aportes teóricos que permitem a análise da utilização da imprensa pela Igreja Católica no cenário paranaense da década de 1920 têm como escopo os conceitos de campo religioso (BOURDIEU, 2007), linguagem autorizada (BOURDIEU, 1998), formalidade das práticas (CERTEAU, 1982) e as noções de manuais de civilidade (CHARTIER, 1994). As questões dos usos da imprensa e da leitura situadas dentre as principais temáticas tratadas na revista estavam baseadas na visão dualista da existência de uma versão má, ligada a ideias anticlericais e de outras religiões, e uma versão boa, atenta aos códigos de pensamentos e condutas da Igreja Católica. Após a análise dos artigos constatamos que a principal estratégia da revista foi apontar o problema da circulação da "má imprensa" e as consequências da sua leitura e a solução apresentada era desenvolver a "boa imprensa", caracterizada como uma leitura sadia, edificante e que aproximava o leitor de Deus, da qual o periódico se lançou em uma campanha por sua propagação. As reflexões desenvolvidas a partir da análise dos discursos presentes em A Cruzada visam contribuir para a História das Religiões e Religiosidades, particularmente no que tange a trajetória da Igreja Católica no Paraná no início do século XX
Abstract: The analysis of the discourses on the uses of the press and reading present in the Catholic magazine A Cruzada is the focus of this investigation. The historical cut refers to the state of Paraná, and the years 1926 to 1931 correspond to the five years of the monthly circulation of the periodical. Launched on March 19, 1926, this magazine from the city of Curitiba was under the direction of both the laity of the Catholic Youth Group of Curitiba and Father Antonio Mazzarotto. The chosen methodology is embedded in the analysis of the 55 editions that were published in the mentioned period, which provided an overview of the group responsible for the print as well as the marketing, graphic and editorial strategies, not to mention the identification of the main themes conveyed in the pages of the editions (CRUZ; PEIXOTO, 2007; LUCA, 2008; MARTINS, 2008). The theoretical contributions that allow the analysis of the use of the press by the Catholic Church in the 20's in Paraná have as scope the concepts of religious field (BOURDIEU, 2007), authorized language (BOURDIEU, 1998), practices formality (CERTEAU, 1982) and notions of civility manuals (CHARTIER, 1994). The questions of the uses of the press and of reading situated among the main themes dealt with in the magazine were based on the dualistic view of the existence of a bad version, linked to anticlerical ideas and other religions, and a good version, attentive to the codes of thoughts and conducts of the Catholic Church. After analyzing the articles, we discovered that the main strategy of the magazine was to point out the problem of circulation of the "bad press" and the consequences of its reading and the solution presented was to develop the "good press", characterized as a healthy, uplifting reading which would make the reader closer to God, these being the ideas from which the periodical launched itself in a campaign for its propagation. The reflections developed from the analysis of the discourses present in A Cruzada aim to contribute to the History of Religions and Religiosities, particularly concerning the trajectory of the Catholic Church in Paraná in the beginning of the 20th century
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5411
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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