Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5412
Autor(es): Barbieri, Rafaela Arienti
Título: Alucinógenos e satanismo em O bebê de Rosemary (1968)
Palavras-chave: Cinema - Terror;História das crenças;História cultural
Data do documento: 2018
Citação: BARBIERI, Rafaela Arienti. Alucinógenos e satanismo em O bebê de Rosemary (1968). 2018. 192 f. Dissertação (mestrado em História)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de História, 2018, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Analisar as representações do satanismo e dos alucinógenos no filme O bebê de Rosemary (1968), constitui o principal objetivo da dissertação. A produção norteamericana, dirigida por Roman Polanski, apresenta o casal Woodhouse (Mia Farrow e John Cassavetes) que, ao mudarem para Nova York, entram em contato com um grupo satanista. Como desdobramento de tal contato, Rosemary será oferecida a Satã em um ritual sexual que a tornará mãe terrena de seu filho. A partir dessa narrativa, tornou-se necessária a análise das relações estabelecidas entre o casal, o grupo satanista e os desdobramentos da utilização de drogas alucinógenas utilizadas no ritual e durante a gravidez de Rosemary. Abordar o cinema de terror enquanto veículo de representação das crenças (CHARTIER, 2002; CARROLL, 1999; CERTEAU; 1992; 2006; HERVIEU-LÉGER, 2008), tornou-se base para a análise histórica do satanismo (MAUSS, 1974; DETTIENNE, 1987; DELUMEAU, 1989; NOGUEIRA, 2002; BASCHET, 2006; LUIJK, 2016) e uso de alucinógenos (FURST, 1980; CHEVALIER, 1986; LEE; SHLAIN, 1992; ELIADE, 2002). As análises e conceitos articulados permitiram constatar, tanto na narrativa cinematográfica como no contexto de sua produção, a permanência de práticas e crenças organizadoras de sentido, passíveis de problematização pela História das Religiões
Abstract: To analyze the representations of Satanism and hallucinogens in the movie Rosemary's Baby (1968) is the main objective of this master's thesis. Directed by Roman Polanski, this American production presents the Woodhouse (Mia Farrow and John Cassavetes) couple who, when moving to New York, come into contact with a Satanist group. As an unfolding of such contact, Rosemary is offered to Satan in a sexual ritual that makes her the earthly mother of their son. Thus, from this narrative, the analysis of the relations established between the couple and the satanist group, as well as the unfolding of the use of hallucinogenic drugs during the ritual and during Rosemary's pregnancy were necessary. Addressing Horror Cinema as a vehicle for representation of beliefs (CHARTIER, 2002; CARROLL, 1999; CERTEAU, 1992, 2006; HERVIEU-LÉGER, 2008) became the basis for the historical analysis of Satanism (MAUSS, 1974; DETTIENNE, 1987; DELUMEAU, 1989; NOGUEIRA, 2002; BASCHET, 2006, LUIJK, 2016) and use of hallucinogens (FURST, 1980; CHEVALIER, 1986; LEE; SHLAIN, 1992; ELIADE, 2002). The articulated analysis and concepts made it possible to verify the permanence of practices and beliefs that organize meaning both in the cinematographic production and in its production context, which can be problematized by the History of Religions
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5412
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAFAELA ARIENTI BARBIERI_2018.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.