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Autor(es): Lima, José Eurípedes Suliano de
Título: Perfil do consumidor da carne de frango industrial e/ou caipira em três municípios do nordeste do Paraná
Palavras-chave: Frango caipira;Consumo - Comportamento do consumidor;Consumidor - Perfil
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, José Eurípedes Suliano de. Perfil do consumidor da carne de frango industrial e/ou caipira em três municípios do nordeste do Paraná. 2018. 47 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia, 2018, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Este estudo teve o objetivo de caracterizar o perfil do consumidor da carne de frangos industrial e caipira, bem como identificar tendências acerca de intenções, hábitos e atitudes desse tipo de consumo alternativo, por meio da aplicação de formulários, divididos em duas fases. Na primeira, foram aplicados 600 formulários em três municípios do noroeste do Paraná (Londrina, Maringá e Campo Mourão) no momento da compra, utilizando-se o método "survey", com perguntas espontâneas e de múltipla escolha. Os consumidores foram escolhidos aleatoriamente. Observou-se que a maioria dos consumidores eram mulheres (57%), na faixa etária de 24 a 44 anos. Os entrevistados dos três municípios possuem preferência equilibrada com relação ao método de conservação. Desses, 28% compram congelados, 36%, resfriado em bandejas e 34%, resfriado, no açougue, e geralmente consomem carne de frango duas a três vezes por semana (67%) e compram cortes específicos (83%). Na segunda fase, utilizou-se formulário online da plataforma Google Forms, e foi escolhida somente a cidade de Maringá, com um total de 200 formulários, tendo-se em vista que as outras cidades de estudo não atingiram o número necessário de respostas. Pode-se obter um panorama do consumidor de frango caipira neste município. Quem mais consome esta carne são as mulheres (59%). A aparência (61%) e a origem do produto (13%) foram os atributos mais requisitados na hora da compra. A maioria compra de modo informal, com preferência pelo frango inteiro (61%). Para quem não consome frango caipira (38%), os motivos mais alegados foram a falta de disponibilidade e o preço. Conclui-se que é essencial a divulgação de campanhas que esclareçam acerca dos benefícios do frango caipira e o aumento de pesquisas nesse nicho de mercado alternativo a fim de aumentar a inserção desse produto no Brasil
Abstract: The objective of this study was to characterize the consumer profile of the industrial chicken meat and free range, as well as to identify trends in the intentions, habits and attitudes of this type of alternative consumption through the application of forms divided into two phases. In the first one, 600 forms were applied in three municipalities in the northwest of Paraná (Londrina, Maringá and Campo Mourão) at the time of purchase, using the "survey" method with spontaneous and multiple choice questions. Consumers were chosen randomly. It was observed that the majority of the consumers were women (57%), in the age group of 24 to 44 years. The interviewees of the three municipalities have a balanced preference regarding the conservation method. Of these, 28% buy frozen, 36% cooled trays and 34% refrigerated in the butcher's shop, usually consume chicken meat 2-3 times a week (67%) and buy specific cuts (83%). In the second phase, the online form of the Google Forms platform was used, only the city of Maringá was chosen, with a total of 200 forms, since other study cities did not reach the required number of answers. It is possible to obtain a panorama of the consumer of hickory chicken in this municipality. Those who consume this meat are women (59%). The appearance (61%) and the origin of the product (13%) were the most requested attributes at the time of purchase. Most buy informally, with preference for whole chicken (61%). For those who do not consume chicken (38%), the reasons most alleged were lack of availability and price. It was concluded that it is essential to publicize campaigns that clarify the benefits of white cabbage and increase research in this alternative market niche in order to increase the insertion of this product in Brazil
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Alessandra Aparecida Silva
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Lucimar Pontara Perez
Dissertação (mestrado em Agroecologia)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5423
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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