Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, José Ricardo dept_BR
dc.contributor.otherBarbosa-Rinaldi, Ieda Parrapt_BR
dc.contributor.otherKravchychyn, Claudiopt_BR
dc.contributor.otherMolena-Fernandes, Carlos Alexandrept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências da Saúdept_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T13:21:51Z-
dc.date.available2019-08-27T13:21:51Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Ricardo de. Formação inicial em educação física: contribuições para a atuação profissional no futebol. 2018. 192 f. Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5425-
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Ieda Parra Barbosa Rinaldipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, 2018pt_BR
dc.description.abstractResumo: O que se pesquisa sobre o futebol no ambiente acadêmico e quais as contribuições da graduação em Educação Física na formação de treinadores são fatores relevantes na busca de uma consolidação do ingresso de profissionais na atuação com a modalidade. Buscando encontrar respostas se desenvolve este estudo com o objetivo geral de analisar quais as contribuições das pesquisas científicas e da formação inicial em Educação Física para a atuação profissional no futebol. No âmbito específico os objetivos foram: (1) mapear as publicações referentes à formação de treinadores no contexto do futebol e (2) identificar por meio de análise documental quais as contribuições da formação inicial em Educação Física para a atuação profissional no futebol. Desta maneira foram desenvolvidos 2 artigos. O primeiro se refere ao objetivo 1 e consistiu em uma revisão sistemática que analisou as publicações referentes ao período dos últimos dez anos com relação ao tema da formação de treinadores para a atuação profissional no contexto do futebol. As buscas foram realizadas no Portal de Periódicos da CAPES, nas bases eletrônicas Scientific Electronic Library Onlien (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC). Inicialmente foram identificados 43 estudos e ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão restaram 5. Dentre estes estudos 3 (60%) deles investigaram questões relacionadas à formação e aprendizagem dos treinadores, 1 (20%) refere-se à questões de atuação e intervenção e 1 (20%) refere-se tanto à aspectos de formação e aprendizagem quanto à atuação e intervenção. Concluiu-se que o número de produções científicas referentes ao tema da formação e atuação de treinadores de futebol é pequeno. Esta escassez de estudos pode ser um dos fatores que contribuem para que pessoas sem formação alguma e, muitas vezes, apenas com a experiência de ter sido jogador, atuem como treinadores de futebol. O segundo artigo, relativo ao objetivo 2 consistiu em uma análise documental dos projetos políticos pedagógicos, dos programas e das ementas das disciplinas de cursos de formação inicial de Educação Física bacharelado de oito universidades públicas do Estado do Paraná, averiguar e caracterizar as contribuições que este tipo de formação pode promover na atuação de treinadores de futebol, criando para isso e com base em diferentes autores, onze categorias de conhecimentos inerentes à formação e atuação destes profissionais. Os resultados encontrados mostram que em todas as instituições investigadas são encontradas disciplinas relacionadas à maior parte das categorias de conhecimento estabelecidas. Com isso conclui-se que devido, sobretudo, a seu caráter multidisciplinar, a Educação Física continua a contribuir de maneira importante com a formação de treinadores de futebolpt_BR
dc.description.abstractAbstract: What if research on soccer in the academic environment and what are the contributions of undergraduate in physical education in the training of trainers are relevant factors in the search for a consolidation of admission of professionals in performance with the sport. Seeking to find answers develops this study with the overall objective to analyze what are the contributions of the scientific research and training in physical education for soccer work. Under the specific objectives were: (1) map the publications relating to the of trainers formation to football and (2) identify through document analysis what are the contributions of initial formation in physical education for soccer work. Therefore were developed 2 articles. The first refers to the objective 1 and consisted of a systematic review that analyzed the publications for the period of the last ten years with respect to the issue of trainers formation for professional soccer work. The searches were conducted in the CAPES Journal Portal, electronic bases Onlien Scientific Electronic Library (SCIELO), Latin American literature and Caribbean Health Sciences (LILACS) and network of scientific journals of Latin America and the Caribbean, España y Portugal (REDALYC). Initially 43 studies were identified and to apply the criteria of inclusion and exclusion remaining 5. Among these studies 3 (60%) of them have investigated issues related to training and learning of coaches, 1 (20%) refers to the practice and intervention issues and 1 (20%) refers to both the aspects of training and learning how to act and intervene. It was concluded that the number of scientific productions related to the theme of the formation and performance of soccer coaches is small. The few numbers of studies can be one of the factors that contribute to people without any formation and, often, only with the experience of having been a player, act as football coaches. The second article relative to the objective 2 consisted of a documentary analysis of the pedagogic political projects, programmes and menus of the disciplines of initial formation courses of physical education Bachelor of eight public universities of the Paraná State, investigate and characterize the contribuitions that this formation can promote on the work of soccer coaches, creating for this and with basis of different authors, eleven categories of knowledge related with the training and performance of these professionals. The results show that in all the institutions investigated are found related disciplines to most categories of knowledge. With that concluded that due to your multidisciplinary character, physical education continues to contribute important way with the formation of football coachespt_BR
dc.format.extent192 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação física - Formação inicialpt_BR
dc.subjectFutebol - Treinadorespt_BR
dc.subject.ddc796pt_BR
dc.titleFormação inicial em educação física : contribuições para a atuação profissional no futebolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jose Ricardo de Oliveira_2018.pdf960,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.